UFC convoca comunidade acadêmica para defender a democracia
Em nota, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) destaca a realização do segundo turno da eleição presidencial, com forte polarização entre dois projetos de governo. No documento, a gestão da instituição cita casos de intolerância e violência dentro dos campi e conclama toda a comunidade acadêmica a defender a pluralidade e a democracia, marca da UFC. “A Universidade, através de seus segmentos constituintes (…) tem profundamente arraigado o pendor para a luta democrática”.
Publicado 15/10/2018 10:57 | Editado 04/03/2020 16:22
Leia a seguir a íntegra da nota:
A Universidade e sua vocação para a luta democrática
O clima de polarização no cenário da política brasileira, acentuado à medida que se aproxima o turno decisivo das eleições presidenciais, tem atingido todas as instituições do País, o que inclui a Universidade. Nos últimos dias, em nossos campi, flagraram-se atos de patrulhamento ideológico e intolerância explícita, que não condizem com a tradição de liberdade e pluralidade característica do ambiente acadêmico.
Tais episódios preocupam sobremaneira, visto que ameaçam a convivência harmoniosa – e respeitosa – entre os que fazem a nossa comunidade. Daí por que a Administração Superior da UFC se apresta a manifestar sua mais vigorosa condenação às investidas dos radicais (de quaisquer colorações) e deixa claro que não irá condescender com os que atentarem contra a paz no campus.
A Universidade, através de seus segmentos constituintes – professores, alunos e servidores técnico-administrativos – tem profundamente arraigado o pendor para a luta democrática. Assim, alimentamos a certeza de que essa tradição há de se impor em quaisquer circunstâncias, mesmo que os sectários, carentes de argumentos para sustentar um diálogo civilizado, apelem para a arma dos simplórios: a força bruta.
Henry de Holanda Campos – Reitor da Universidade Federal do Ceará