Pernambuco mantém preferência por Paulo Câmara e Luciana Santos

A corrida eleitoral para o governo do estado se encaminha para a vitória da coligação Frente Popular de Pernambuco em segundo turno. É isso que indicam os resultados de duas pesquisas divulgadas nesta semana pelo IBOPE Inteligência e pelo Instituto Datafolha.

Luciana Santos e Paulo Câmara - Helia Scheppa/PSB

Os índices mostram que o atual governador Paulo Câmara (PSB) e a candidata à vice-governadora, deputada federal Luciana Santos (PCdoB), estão à frente nas intenções de voto – liderando, inclusive, um cenário espontâneo em ambas. Armando Monteiro, candidato do PTB, figura em segundo lugar nas análises.

Os resultados das pesquisas também demonstram que os demais candidatos estão com percentuais muito mais baixos, aparecendo tecnicamente empatados na corrida eleitoral.

IBOPE Inteligência

Na terceira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em Pernambuco, demanda da TV Globo e do Jornal do Commercio, Paulo Câmara e Luciana Santos continuam em primeiro lugar, apresentando o mesmo percentual da última divulgação no início do mês (33%). A preferência pela coligação destaca-se entre os mais jovens (de 16 a 24 anos) com um índice de 39%.

O segundo colocado, o petebista Armando Monteiro, oscila de 24% para 25%, mantendo praticamente a mesma distância em relação ao líder da disputa. Os demais candidatos registram até 2% das menções, tendo oscilado dentro da margem de erro em comparação à pesquisa passada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro, em Pernambuco. Foram entrevistados 1204 votantes. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Instituto Datafolha

Os novos dados da pesquisa Datafolha foram divulgados na madrugada desta quinta-feira (20) e também indicam a preferência do povo pela coligação Frente Popular de Pernambuco. Paulo Câmara está numericamente à frente dos demais concorrentes, com 35% das intenções de voto – apesar de tecnicamente empatado com o candidato do PTB, que apresenta 31%.

Na pesquisa de intenção de votos para um eventual segundo turno, Paulo Câmara e Luciana Santos aparecem com um índice de 42%, enquanto Armando Monteiro fica com 39%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo. Foram entrevistados 1.232 eleitores de 50 municípios de Pernambuco nos dias 18 e 19 de setembro de 2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Com informações do IBOPE e do Datafolha