Publicado 03/09/2018 22:31 | Editado 04/03/2020 16:22

Poderão concorrer às vagas os estudantes de 23 campi: Acaraú, Aracati, Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficiente no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal).
Além disso, para concorrer no programa IFCE Internacional, o candidato precisa ter cursado, no mínimo, o primeiro semestre, ou estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso no qual está matriculado quando do momento da inscrição; além de não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional coordenado ou mediado pelo IFCE.
Lançado em 2013, o programa já publicou cinco editais e enviou mais de 100 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, a maioria é proveniente dos campi do interior.
O estudante do IFCE precisa apresentar a documentação e histórico escolar exigidos no edital, além de uma Carta de Motivação no idioma do país para o qual você pretende concorrer. Também é oportuno lembrar que a bolsa deverá custear as despesas obrigatórias com passaporte, visto, seguro saúde, acomodação, alimentação e material didático. O próprio bolsista é responsável pela obtenção do passaporte junto a Polícia Federal, bem como do visto junto às embaixadas e/ou consulados estrangeiros no Brasil.
Saiba mais
VC no IFCE 22 – O sonho de estudar fora do Brasil (vídeo)
IFcast Tauá 104: Loran Gonçalves fala da experiência no IFCE Internacional (podcast)