Cacá Araújo: "Pa Lavrando"
"Nossas periferias não podem ser transformadas em laboratórios do lixo cultural estrangeiro, especialmente o norte-americano, abandonando completamente a própria história e as fontes basilares e universais aqui caldeadas ao longo dos séculos”.
Por *Cacá Araújo
Publicado 30/08/2018 11:54 | Editado 04/03/2020 16:22

Precisamos de uma revolução cultural que priorize a identidade nacional, tendo como instrumentos principais a escola e a mídia, sem desconsiderar que a economia deva ser voltada à justiça social.
É nociva e predatória a produção artística e intelectual curvada à tendência doentia de reverenciar padrões estéticos das elites mundiais dominadoras e ou à sordidez do mercado. Nossas periferias não podem ser transformadas em laboratórios do lixo cultural estrangeiro, especialmente o norte-americano, abandonando completamente a própria história e as fontes basilares e universais aqui caldeadas ao longo dos séculos.
Não defendo que nos tornemos uma ilha hermética, mas que nos afirmemos como portadores de identidade e nos insiramos altivos na celebração universal contribuindo soberanamente num grande e espetacular diálogo de culturas em benefício da paz, da liberdade, da igualdade, do respeito, do compartilhamento e da autodeterminação dos povos, da emancipação humana.
Convivência harmoniosa, sim! Negar-se jamais!
*Cacá Araújo é professor e dramaturgo.
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.