Turcos votam para escolher novo presidente e parlamentares
Os cidadãos turcos votaram desde às 8h (horário local, 2h em Brasília) deste domingo (24) nas eleições presidenciais e parlamentares. Cera de 59 milhões de turcos eram esperados em mais de 180 mil urnas em todo o país.
Publicado 24/06/2018 12:30
As urnas foram fechadas às 17h (11h, em Brasília) e a contagem dos votos começará assim todas foram encerradas.
As eleições darão início a uma nova era na história política da Turquia, à medida que o país deixa o sistema parlamentarista para o presidencialista.
Em abril de 2017, um referendo constitucional aprovou as mudanças dando mais poder ao presidente turco. Oito partidos políticos estão participando das eleições parlamentares e seis candidatos, incluindo o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, concorrem à presidência.
Na eleição presidencial, se o candidato não obtiver mais de 50% dos votos no primeiro turno, haverá segundo turno no dia 8 de julho.
Os parlamentares são escolhidos em apenas uma rodada, com listas preparadas para cada uma das 81 províncias da Turquia. Os 600 assentos são alocados proporcionalmente ao número de votos que o candidato recebe. Erdogan é presidente da Turquia desde 2014. Antes disso, ele foi primeiro ministro, de 2003 a 2014. Se vencer as eleições de hoje, Erdogan será o primeiro líder turco no sistema presidencialista.