Secitece: Nágyla Drumond debate Ciência de Animais de Laboratório
A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, foi uma das conferencistas do VI Animal Lab – Encontro ISCB/UECE de Ciência de Animais de Laboratório. O evento aconteceu na última segunda-feira (07), no auditório Paulo Petrola, da Uece.
Publicado 08/05/2018 09:06 | Editado 04/03/2020 16:22

Nágyla participou da mesa redonda "15 anos do ISCB na pesquisa pré-clínica e perspectiva", ao lado de cientistas como Nilberto Robson Falcão do Nascimento, diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas – ISCB, José Henrique Leal Cardoso e Joel Majerowicz, uma das maiores autoridades em ciência de animais de laboratório do Brasil. Participou também o chefe de Gabinete do reitor Jackson Sampaio, Francisco Edmar Pereira Neto.
Em sua fala, a secretária destacou o papel da Secitece como a grande articuladora de todo o setor de Ciência e Tecnologia do Estado e lembrou a ação do Governo do Ceará, que destinou 1,01% da receita tributária líquida do Estado para Ciência e Tecnologia. “Esta foi a grande revolução do setor. Em 10 anos, quando esses recursos chegarem a 2%, teremos quadruplicado o valor dos atuais 500 milhões de reais para 2 bilhões de reais”, informou.
“Não existe progresso sem ciência e tecnologia”, afirmou Nágyla, que defendeu também o trabalho de capitalização de empresas de CT&I, elevando o patamar de postos de trabalho, a abertura de concurso público e a rearticulação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, que reúne academia, setor produtivo, governo e sindicatos. “Estamos aqui para fazer ciência com relevância”, disse, deixando claro que o cientista é um trabalhador. “No entanto, muitas vezes estudar, fazer ciência não é um trabalho entendido como ofício”.
Para a secretária da Secitece, o Estado tem que ser um indutor da CT&I, garantir a popularização da ciência e ter metas ousadas para consolidar um modelo de crescimento calcado na CT&I, além de criar condições para se fazer ciência de qualidade (aplicada ou básica).
Todos os participantes da mesa ressaltaram, em suas falas, o trabalho da esquipe da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, reconhecendo as “grandes” ações desenvolvidas pelo ex-secretário Inácio Arruda e agora pela secretária Nágyla Drumond. Eles estão otimistas com as propostas do governo do Estado, através da Secitece, para o setor CT&I.
Biotério
Após palestra no VI Animal Lab ISCB/UECE, Nágyla Drumond visitou as instalações do Biotério das universidades estaduais do Ceará, localizado no campus do Itaperi, acompanhada do Dr. Joel Majerowicz e dos organizadores do evento. O biotério está todo equipado, faltando agora a parte de custeio e investimento. Eles acreditam que tudo poderá ser concluído até o final de 2018.
Na ocasião, foi mostrada também a importância da criação de uma rede nacional de biotérios, liderada pelo CNPq, com a missão de estabelecer uma série de critérios de qualificação e produção de animais para experimentação.