A América de Marx – a Guerra Civil nos EUA e a luta pela liberdade

 Marx nasceu há 200 anos. Sua política radical foi muito marcada por seus encontros com a vida americana.

Por Andrew Hartman *

Karl Marx vermelhos - Cardylus/Flickr

No início da era do rádio, a BBC fez uma série sobre exilados famosos em Londres. Um dos episódios entrevistou um homem idoso, aposentado há muito tempo de seu trabalho na sala de leitura do Museu Britânico. Perguntaram a ele se lembrava de um patrono chamado Karl Marx, que por muitos anos trabalhou duro no museu sobre o que se tornaria sua obra-prima, Das Kapital (O Capital).

A princípio, o homem não se lembrou, mas, após receber várias pistas – Marx sentava-se no mesmo lugar todos os dias, usava barba espessa e grisalha, suportava furúnculos doloridos e pedia materiais sobre economia política – a memória do homem ganhou vida. Ah, o senhor Marx, sim, com certeza. Deu-nos muito trabalho, com todos os pedidos de livros e artigos. E então um dia parou de vir. E você sabe o que é uma coisa engraçada? Ninguém nunca ouviu isso desde então!

O próprio Marx quase esperava que O Capital caísse no esquecimento. Enquanto se preparava para enviá-lo para impressão, em 1867, ele sugeriu que seu amigo Friedrich Engels lesse a novela A obra prima ignorada, de Balzac. Foi uma recomendação sarcástica. A obra-prima ignorada conta a história de um pintor que passa décadas trabalhando em uma única pintura, no esforço para criar uma representação perfeita, precisa, da realidade. Quando um colega desprezou a peça como ininteligível, o pintor a destrói apressadamente em uma fogueira e morre logo depois.

No entanto, apesar das expectativas cautelosas de Marx, sua obra-prima não estava fadada ao esquecimento. O Capital destrinchou o funcionamento do capitalismo de uma forma tão profunda que as pessoas em todo o planeta o lêem desde a Era Dourada, quando a teoria de Marx de que o capitalismo era um sistema que colocava o capital contra o trabalho parecia se revelar como a verdade. O destino de Marx, deste modo, foi amarrado ao destino do capitalismo.

Ler Marx é lutar com o mundo moderno que o capitalismo fez. Isso inclui a América moderna – especialmente a América moderna. Como os EUA são a nação da história mundial mais comprometida com o capitalismo, e porque Marx é o teórico mais duradouro do capitalismo, ele é um verdadeiro alter ego americano.

E, de fato, Marx costumava ter os Estados Unidos em mente. Algumas de suas idéias mais grandiosas foram formadas tendo os Estados Unidos como referência, e alguns dos maiores pensadores estadunidenses, mais tarde, se valeram de seu rico trabalho para dar seus próprios relatos do capitalismo e da vida americana. Duzentos anos após o nascimento de Marx, investigar a relação entre o famoso ideólogo e os Estados Unidos fornece um retrato mais profundo e íntimo de Marx e suas idéias.

Marx e a guerra civil

Os Estados Unidos começaram a desempenhar um papel muito mais relevante no pensamento de Marx na década de 1850, quando ele foi contratado como correspondente europeu do New York Tribune, um jornal que na época se gabava de ter mais assinantes do que qualquer outro no mundo. Escrever para o público americano obrigou Marx a concentrar sua atenção nos eventos do outro lado do Atlântico, tarefa facilitada por sua correspondência com vários camaradas que haviam emigrado para os EUA após as fracassadas revoluções de 1848 na Europa. Com a ajuda de colegas radicais como Joseph Wedemeyer – que mais tarde se tornou general do Exército da União -, Marx forneceu insights para os leitores do Tribune durante grande parte da década de 1850.

Marx perdeu seu lugar no Tribune em meio à crise da Guerra Civil. Empobrecido e na necessidade desesperada de outro meio de renda, o revolucionário exilado procurou o trabalho de jornalismo em outro lugar. Ele encontrou em um jornal de Viena, que o contratou para escrever sobre a Guerra Civil. Os escritos de Marx sobre a Guerra Civil se mostrariam influentes não apenas para moldar as atitudes dos radicais europeus em relação ao conflito titânico, mas em como o próprio Marx pensava sobre o capitalismo.

Esse pensamento foi formado na estufa da política britânica. No início da guerra, a elite britânica queria se aliar à Confederação, reconhecendo que a crescente indústria têxtil inglesa dependia do Sul para produzir algodão barato e abundante. A maioria da classe trabalhadora inglesa, ao contrário, era partidária da causa da União. Isso foi particularmente verdadeiro para políticos radicais, incluindo Marx e seus colegas da Associação Internacional dos Trabalhadores (mais tarde conhecida como a Primeira Internacional).

A postura de Marx era ao mesmo tempo moral e estratégica: ele abominava a escravidão, ao mesmo tempo em que via a causa da União como um passo importante para a emancipação da classe trabalhadora. Uma nação construída inteiramente sobre o trabalho livre, ele argumentou, criaria condições mais favoráveis para a organização dos trabalhadores.

Foi através dessa lente – a estreita conexão entre a abolição da escravidão e a luta da classe trabalhadora – que Marx viu Lincoln, pelo menos em seus escritos publicados. Como ele comentou em uma carta a Lincoln em nome da Internacional: “Os trabalhadores da Europa consideram ser uma garantia da época que está por vir que tenha chegado a Abraham Lincoln, filho determinado da classe trabalhadora, [a missão] de liderar seus país em tempos de inigualável luta pelo resgate de uma raça acorrentada e pela reconstrução do mundo social".

Marx era frequentemente mais circunspecto em sua correspondência privada. Lá, ele descreveu a célebre oratória de Lincoln como “a convocação banal que um advogado envia a um advogado adversário” e chamou Lincoln de “homem comum de boa vontade”. Mas, de uma maneira estranha, isso foi um elogio. “Nunca o Novo Mundo garantiu uma vitória maior do que na demonstração de que, com sua organização política e social”, escreveu Marx, “homens médios de boa vontade bastam para fazer aquilo que o Velho Mundo exigiria que os heróis fizessem!”
Marx levou seus pontos de vista sobre a escravidão e o capitalismo em seus trabalhos mais teóricos. Em O Capital – publicado pela primeira vez em 1867, dois anos após a vitória da União – Marx usou a ascensão e queda da escravidão americana como uma metáfora para a ascensão e o que ele assumiu que seria a eventual queda do capitalismo. A Guerra Civil, argumentou Marx na introdução, foi um “precursor das revoluções socialistas vindouras”.

Ao pensar sobre o impacto que a Guerra Civil teve sobre O Capital, alguns estudiosos de Marx deram um passo adiante, concentrando-se em como ele estruturou o livro mais famoso de Marx em um nível mais profundo. Os escravos que se libertaram durante a Guerra Civil e os trabalhadores ingleses que apoiavam a emancipação reconheceram que o controle ao longo do tempo era central para a autonomia. E a autonomia era o objetivo final para a classe trabalhadora – a pré-condição para viver bem.

Como resultado, O Capital conectou a abolição da escravidão ao dia de trabalho. “Uma nova vida”, escreveu Marx, surgiu imediatamente da morte da escravidão. O primeiro fruto da Guerra Civil Americana foi a agitação pelas oito horas, que ia do Atlântico ao Pacífico, da Nova Inglaterra à Califórnia, com as botas de sete léguas da locomotiva.

O que aconteceu nos Estados Unidos da América, Marx reconheceu, teve implicações mundiais.

Marx e Du Bois

Os escritos de Marx sobre a Guerra Civil não morreram com ele em 1883. Eles ajudaram a criar o livro de 1935 de W. E. B. B. Du Bois, Reconstrução Negra na América, que expandiu o trabalho de Marx ao contabilizar mais plenamente os saques da escravidão.

Em O Capital, Marx havia observado:

“A descoberta de ouro e prata na América, a extirpação, escravização e sepultamento em minas da população indígena daquele continente, e a conversão da África em uma reserva para a caça comercial de peles negras, são todas as coisas que caracterizam o alvorecer de uma era.da produção capitalista. Esses procedimentos idílicos são os principais momentos da acumulação primitiva”.
 

Em outro trecho, Marx argumentou que, à medida que o capitalismo expandisse seu alcance em todo o mundo, ele levaria a escravidão e outras formas de "acumulação primitiva" para a lata de lixo da história. Na Guerra Civil, foi o lado da União que representou as forças do capitalismo e, portanto, o lado da União que também estava posicionado para destruir a escravidão. Não apenas ruim em um nível ético, a escravidão também era ruim porque retardava a expansão de um sistema de trabalho capitalista e, assim, o desenvolvimento da consciência socialista revolucionária.

Du Bois não discordou dessa análise, por si só. Mas, observou ele, não conseguiu explicar o papel dos escravos negros que logo seriam livres. Baseando-se no argumento de Marx de que a Guerra Civil foi uma abertura revolucionária – uma revolução proletária dentro de uma república burguesa -, Du Bois acrescentou uma importante revisão: escravos negros, e não trabalhadores industriais, representavam a vanguarda proletária. Para Du Bois, a resistência negra durante a Guerra Civil foi nada menos do que uma “greve geral”. Ao recusar o trabalho nas plantações da Confederação e ao se aproximar das linhas de batalha da União, os escravos ajudaram a vencer a Guerra Civil e se libertaram. Essa foi, nas palavras de Du Bois, “uma das experiências mais extraordinárias do marxismo que o mundo, antes da Revolução Russa, já havia visto”.

Por que o marxismo? Porque, nas palavras de Du Bois, “a mão-de-obra negra foi a base não só da estrutura social sulista, mas da manufatura e do comércio do Norte, do sistema de fábricas inglesas, do comércio europeu, de compra e venda em escala mundial”. Quando os escravos negros se revoltaram contra a escravidão, eles estavam se revoltando contra o capitalismo global – e cumprindo a visão histórica de Marx para a classe trabalhadora.

Mas a luta de classes corta dos dois lados. Quando os exércitos da União desertaram para o sul em 1877, a revolução que os escravos haviam iniciado foi destruída e o trabalho negro ficou novamente sob controle branco. A elite nacional havia decidido que precisava de uma força de trabalho negra submissa, e descobriu que poderia usar a classe trabalhadora branca do Sul contra negros para mantê-los em suas cadeias proverbiais.

A grande narrativa histórica de Du Bois, embora brilhante e original, deve muito a Marx. Du Bois pode não ter chegado a suas conclusões – pode não ter escrito um livro que mais tarde revolucionaria a historiografia americana – se Marx não o tivesse ajudado a lidar com as forças da história moderna. E, por sua vez, a posição de Du Bois como um americano à margem, permitiu que ele extraísse as ideias de Marx para meios alternativos de compreensão da história moderna – ampliando nossa compreensão do capitalismo.

Marx e o Excepcionalismo Americano

Os Estados Unidos foram tema de um estudo de caso na teoria da modernização de Marx. Nos EUA, escreveu ele, o capitalismo se desenvolveu “como em uma estufa”; ali, ele viu o primeiro país burguês plenamente realizado, que condicionou seu povo à idéia de que “o trabalho é a chave para a riqueza e a riqueza é o único objetivo do trabalho”.

No entanto, o mais notável para Marx foi que, embora os Estados Unidos tivessem se tornado um dos três gigantes industriais do mundo, ainda não haviam desenvolvido diferenças de classe fixas. Na visão de Marx, isso ocorreu principalmente porque os Estados Unidos não tinham um passado feudal – nem as patologias que o acompanhavam.

Para os críticos de Marx, a América serviu frequentemente como prova de que sua teoria do capitalismo não resiste ao peso da evidência. Como se pode olhar para a história americana e encontrar a confirmação da teoria de Marx de que todos em uma sociedade capitalista se tornariam um membro da burguesia ou do proletariado?

Mas sua análise de certa forma prefigurou o que mais tarde veio a ser chamado de “excepcionalismo americano”. Durante a Guerra Fria, liberais como Louis Hartz tornariam o excepcionalismo americano central em seu pensamento. Em seu livro de 1955, A tradição liberal na América, Hartz sustentou que qualquer análise do pensamento político americano tinha que começar com a "verdade do livro de histórias sobre a história americana" – que os Estados Unidos não tinham passado feudal. De acordo com Hartz, essa "verdade do livro de histórias" ajudou a explicar por que os Estados Unidos, diferentemente da Europa, não tinham "uma genuína tradição revolucionária". O filósofo que encarnou a América não era Marx, mas John Locke. Essa foi uma maneira de responder à pergunta de Werner Sombart em 1906: "Por que não há socialismo nos Estados Unidos?"

Marx tinha uma resposta diferente para essa questão – uma resposta que se tornou o tema central do último capítulo crucial do primeiro volume de O Capital. Ao contrário da formulação de Alexis de Tocqueville, Marx argumentou que a Europa era o futuro da América, e não o contrário. O excepcionalismo americano era uma condição temporária. Diferentemente da Europa, ainda não havia população excedente. Mas com o início da imensa migração européia – um fato persistente durante grande parte da vida de Marx – os Estados Unidos logo conquistariam sua própria população excedente.

Marx também previu que outro aspecto do excepcionalismo americano – a fronteira – acabaria por definhar. Antecipando a “tese de fronteira” de Frederick Jackson Turner, Marx argumentou que os imigrantes europeus não seriam mais bem-vindos com a terra e, mais importante, com a autonomia que acompanhava a posse da terra. Isso, adivinhou ele, levaria à morte do sonho americano do século XIX. Novos imigrantes seriam obrigados a trabalhar por salários, jogados no florescente proletariado americano.

Com isso, Marx negou a visão dos Estados Unidos como uma exceção – ele negou a negação – e elevou o país ao centro de seu famoso modo de pensamento dialético.

Liberdade americana

Em seus escritos sobre a Guerra Civil, Marx frequentemente se pintou como um aliado de Lincoln, o que talvez seja curioso, já que a percepção há muito era de que eles eram opostos ideológicos. Enquanto Lincoln defendia o sistema de trabalho livre em desenvolvimento no Norte dos EUA, Marx comparava o trabalho livre com a "escravidão assalariada" porque os trabalhadores não tinham escolha a não ser vender seu trabalho para sobreviver. Mas a percepção dos dois como opostos é um produto da Guerra Fria: na realidade, eles tinham algumas semelhanças importantes, especialmente seu ódio à escravidão. E Marx, como vimos, viu a obtenção do trabalho livre como um passo fundamental para a emancipação dos trabalhadores.

A revolução socialista não surgiu das cinzas da Guerra Civil. Mas ainda podemos aprender com as reflexões de Marx sobre a liberdade – tão bem informadas por suas observações sobre a escravidão americana, tão moldadas por suas análises da Guerra Civil – quando pensamos nisso em nosso próprio tempo. Desde os dias de Marx, uma das principais missões da esquerda – uma das razões de sua existência – foi expandir a idéia de liberdade política para incluir a liberdade econômica. Sem controle sobre nosso trabalho, nossos corpos e nosso tempo, o potencial humano é atrofiado e a democracia é morta.

"Liberdade" continua a ser uma característica do léxico político americano. Mas seria melhor procurarmos por Marx para uma definição.

*Andrew Hartman é professor de história na Universidade do Estado de Illinois, e autor de Uma guerra pela alma da América: uma história das guerras culturais e atualmente escreve um livro sobre Karl Marx na América.