Cai veto a projeto que permite presença de doulas em hospitais
Aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás, o autógrafo de lei nº 521/16 foi vetado pelo Governo do Estado. Porém, ao entrar em pauta durante a Ordem do Dia desta quarta-feira, 25, o veto foi derrubado por 24 votos a 3, o que significa que o texto virará lei. De autoria da deputada Isaura Lemos (PCdoB), a matéria garante às doulas o direito de acompanharem parturientes em clínicas e hospitais, durante o trabalho de parto.
Publicado 26/04/2018 17:25 | Editado 04/03/2020 16:43
Único que se manifestou contrário ao texto, o deputado Helio de Sousa (PSDB) justificou seu posicionamento dizendo que este reflete o posicionamento de parte da classe médica, que reivindica a responsabilidade total sobre o parto. Por outro lado, o deputado Dr. Antônio (DEM), também médico, disse ser favorável à matéria, uma vez que a mesma humanizaria o atendimento à parturiente.
Os deputados Major Araújo (PRP) e Francisco Jr (PSD) também manifestaram-se favoráveis ao pleito de Isaura por, da mesma forma, entenderem que a atuação dessas profissionais proporciona apoio moral e psicológico às gestantes.
Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás