UFC e Aprece discutem parcerias em saúde e extensão rural
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, coordenou, na última semana, encontro sobre o programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC). Da reunião sediada na Reitoria, participaram professores e diretores de unidades acadêmicas da UFC e membros da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Publicado 20/03/2018 21:04 | Editado 04/03/2020 16:22
Foram discutidas a consolidação de parcerias institucionais da Academia com prefeitos e secretários municipais de Saúde e a ampliação das ações em saúde pública e atenção primária nas regiões do Interior cearense.
Os presentes ainda debateram o cenário de financiamento público da saúde e as possibilidades de articulação do CRUTAC com duas iniciativas do Governo Federal nesse campo, o Programa Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
Criado em 1972, o CRUTAC envolve diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo País e é um dos mais antigos programas de extensão da UFC em atividade. Consiste em vivências de atendimento clínico e preventivo à população em cidades e zonas rurais do interior do Estado, a partir da integração de alunos de graduação ao trabalho das equipes multiprofissionais de saúde e à rotina de postos e unidades de atenção básica.
Essa experiência aproxima os futuros profissionais da realidade do sistema público de saúde e também conta como estágio curricular obrigatório para estudantes dos últimos semestres dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem.
Imagem: Segundo o reitor, a Universidade pode contribuir ainda com formação e treinamento dos profissionais de saúde lotados nos municípios e com a expansão dos núcleos de telessaúde (Foto: Ribamar Neto/UFC)Para aderir ao programa e estabelecer convênios com a UFC, como contrapartida, as prefeituras devem disponibilizar recursos para custeio de hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes durante um mês de estágio. Segundo o reitor, a Universidade pode contribuir ainda com formação e treinamento dos profissionais de saúde lotados nos municípios e com a expansão dos núcleos de telessaúde, por meio de serviços de análise de laudos clínicos e orientação de cirurgias a distância.
Áreas contempladas pelo programa incluem medicina de família e comunidade, cardiologia, dermatologia, saúde bucal, acompanhamento de gestantes durante o pré-natal, saúde escolar e campanhas de incentivo à amamentação e ao parto humanizado. A UFC tem firmado parcerias no âmbito do CRUTAC com cidades cearenses como Aracati, Aratuba, Canindé, Icapuí, Quixeré, Potengi, Russas, Nova Russas e Umirim.
Participaram da reunião a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado; o prefeito de Cedro e vice-presidente da Aprece, Nelson Diniz; a coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, Helderiza Queiroz; a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, Profª Lidiany Karla Azevedo; o médico e coordenador do CRUTAC na UFC, José Roberto Pereira de Sousa; e as docentes do Departamento de Odontologia Ana Clécia e Andrea Aguiar.