OIT participa de evento em SP que marca Dia da Visibilidade Trans
Nesta segunda-feira (29) é celebrado o Dia da Visibilidade Trans. Para marcar a data, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) irão apoiar e participar de uma mesa de debate composta exclusivamente por pessoas trans, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo e pela produção do espetáculo "L,O Musical".
Publicado 29/01/2018 14:18

O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury, participa da mesa. O debate acontecerá no Teatro do CCBB em São Paulo, às 17h. A entrada é franca e senhas serão distribuídas uma hora antes do início do evento.
Segundo estimativas da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% das travestis e transexuais brasileiras se prostituem. Principal motivo: muitas são expulsas de casa cedo, com 12 ou 13 anos de idade, assim que começam a revelar sua feminilidade.
Projeto
O MPT em São Paulo e a OIT também promovem curso básico de ajudante cozinha para transexuais e travestis. A primeira turma formou-se em dezembro de 2017, com 30 alunas mulheres trans, assistidas pelo projeto Transcidadania, da Prefeitura de São Paulo. A chef de cozinha Paola Carosella e seu sócio, Benny Goldemberg, apoiam a iniciativa.
O MPT viabilizou economicamente a capacitação por meio de reversões de multas e dano moral coletivo de empresas que cometeram ilegalidades trabalhistas. Os valores são repassados à OIT por meio de um convênio nacional firmado entre ambos 2016, que prevê a canalização de recursos para projetos destinados a promover o trabalho decente no país. Para o curso de ajudante de cozinha, foram destinados cerca de R$ 120 mil.
O trabalho decente é condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
A próxima fase do projeto irá acompanhar as formandas e formandos no processo de inserção no mercado de trabalho formal e sistematizar e avaliar a experiência, com perspectivas de formação de novas turmas em 2018.