Após informar cancelamento, Temer recua e vai à convenção do PMDB

A Secretaria de Comunicação da Presidência informa que Michel Temer recuou e vai comparecer à convenção do PMDB, que acontece em Brasília nesta terça-feira (19). A secretaria havia anunciado que Temer desistiu de participar do evento, mas divulgou uma nova agenda na qual ele confirma presença.

temer - Ueslei Marcelino/Reuters

A informação de que Temer não iria levou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a ir até o Palácio do Jaburu. Auxiliares dizem que, com os pedidos na Justiça por parte de alguns diretórios para o cancelamento da convenção, a avaliação era de que a participação de Temer poderia o “expor” a uma guerra partidária.

Após a conversa com Padilha, no entanto, Temer deixou o Jaburu e seguiu para a convenção para votar. Assim que chegou, entretanto, subiu ao palco para fazer discurso. 

Ao abrir o evento, a presença de Temer no evento chegou a ser anunciada durante o discurso do senador e presidente nacional da legenda, Romero Jucá (RR).

A convenção do PMDB acontece sob um clima tenso, uma vez que peemedebistas de nove estados combinaram de vaiar o presidente da legenda, o senador Romero Jucá, por discordarem da pauta, que inclui novos critérios para distribuição de recursos do fundo eleitoral, que, segundo o próprio Jucá, deverão beneficiar os parlamentares que forem “mais fiéis” ao governo Temer e os candidatos à reeleição.