Definida composição e principais tarefas da nova direção do PCdoB-SC
Reunida no sábado (02), em Florianópolis, a direção estadual do PCdoB de Santa Catarina debateu a conjuntura nacional a partir das resoluções do 14° Congresso Nacional e discutiu o projeto político eleitoral da sigla para 2018. Também aprovou a realização de um seminário de planejamento de direção para fevereiro e definiu a composição e o papel de cada dirigente para o mandato 2017/19.
Publicado 04/12/2017 17:31 | Editado 04/03/2020 17:13
Responsável pela apresentação do ponto de conjuntura nacional, Angela Albino destacou o momento de grande unidade do partido no país e também no estado, apresentando ao conjunto da direção os informes sobre o 14° Congresso Nacional do PCdoB, realizado em novembro em Brasília e que apresentou ao país a pré-candidatura de Manoela D'Ávila à presidência da república.
Angela apresentou também as principais diretrizes estratégicas do partido e os pontos em destaque do projeto político eleitoral de 2018 em Santa Catarina, assunto este que também foi abordado pelo deputado Cesar Valduga, com destaque para a conjuntura política estadual e as movimentações de todos os atores políticos no Estado.
Após debate sobre esses pontos, restou o consenso da direção, no apoio à pré-candidatura de Manuela D’Ávila à presidente da república e de Angela Albino à deputada federal. Também foi consenso nas falas de todos, a proposta de construção de uma frente ampla, bem como a indicação de que é preciso construir o lançamento de uma chapa própria de deputados estaduais do PCdoB para 2018.
No período da tarde, foi aprovada a realização de um seminário de planejamento da direção no mês de fevereiro que vai definir a atuação do partido para os próximos dois anos, proposta apresentada ao coletivo pelo camarada Julio Filgueira que apontou também a necessidade de realização de tarefas imediatas da direção compreendidas como fundamentais para o andamento do partido até o planejamento:
a) Instalação das instâncias de direção: Comissão Executiva; Comissão Política; Grupo de Trabalho Eleitoral e Coordenações de Macro Região;
b) Constituição das comissões auxiliares de cada secretaria com validação dos integrantes na próxima reunião da direção Plena.
No final da tarde, o camarada Luiz Modesto apresentou o resultado da votação para composição das instâncias da direção que ficou assim compostas:
Comissão Política:
Angela Albino;
Bernardo Joffily;
Cesar Valduga;
Dilermando Toni;
Divo Guisoni;
Douglas Mattos;
Edna Benedet;
Janaína Zdebskyi;
Janete Ely;
João Ghizoni;
Joice Pacheco;
Jucélio Paladini;
Julio Filgueira;
Lucas Sulzbacher;
Luiz Modesto
Ronald Ferreira dos Santos;
Sara Ternes e
Vilmar Comassetto,
Direção Executiva Estadual:
Presidente: Douglas Mattos;
Vice-presidente: Divo Guisoni;
Secretário de Organização: Luiz Modesto;
Secretária de Finanças: Janete Ely;
Secretário de Comunicação: Josemar Sehnem.
Demais Secretarias:
Secretaria de Movimento Sindical: Jucélio Paladini;
Secretaria de Juventude: Júlio Filgueira;
Secretaria de Movimentos Sociais: Zilda Martins de Quadros
Secretaria de Formação: Jeison Giovani Heiler;
Presidência da Fundação Maurício Grabois SC – Angela Albino
Direção da Escola de Formação João Amazônas Sessão SC – Olívia Rangel
Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE):
Douglas Mattos;
Divo Guisoni;
Angela Albino;
Cesar Valduga;
Jucélio Paladini;
João Ghizoni;
Comissão de Controle:
Olivia Rangel;
Lucas Casagrande;
Liza Dal Chiavon
Coordenadores de Macro Região:
Grande Florianópolis: João Ghizoni;
Sul: Edna Benedet;
Oeste: Juleide Dias de Almeida;
Meio Oeste: Vilmar Comassetto;
Norte: Jean; Leutprecht;
Vale do Itajaí: Marcelo Werner;
Planalto Serrano: Agessander José de Souza;
Blumenau e região: Arnaldo Zimmermann.