Pesquisa Datafolha: Lula mantém liderança e Manuela chega até 3%
Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado mostra que Lula mantém a liderança da disputa presidencial para 2018 com o dobro de indicações do segundo colocado Jair Bolsonara. Já a pré-candidata do PCdoB Manuela D’Ávila aparece pela primeira vez numa pesquisa nacional e oscila entre 1% e 3%, de acordo com a variação do cenário.
Publicado 02/12/2017 21:44
O Datafolha confirma a liderança do ex-presidente Lula na disputa com 34% das indicações de voto para presidente em 2018. Com a metade das indicações (17%) aparece o candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro. Em seguida aparecem candidatos que já estiveram em outras disputas presidenciais ou têm seus nomes citados há vários anos como presidenciáveis. Geraldo Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes e Joaquim Barbosa (ex-presidente do STF) encontram-se na faixa entre 5% e 9%.
Já a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), pré-candidata do PCdoB, apresentada pelo partido três semanas antes da realização pesquisa (29 e 30 de novembro) pontua pela primeira vez numa sondagem nacional. Em quatro cenários pesquisados, Manuela tem 1%, em três situações ela aparece com 2% e em um cenário chega a 3%, superando o ministro da Fazenda Henrique Meireles, o líder do MTST Guilherme Boulos e empatando com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Ao Portal Vermelho, Manuela declarou que se sente "muito feliz por começarmos a caminhada sendo lembrados como alternativa pra quem quer um futuro para o Brasil".
A pesquisa entrevistou 2.765 e foi realizada em 192 cidades, nos dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Bahia
Esta é segunda pesquisa em que Manuela D'Ávila é citada como opção na disputa presidencial. No início da semana o Instituto Paraná Pesquisa divulgou uma sondagem feita na Bahia em que as indicações da deputada comunista variam entre 0,5% e 0,6%. Na ocasião em que a pesquisa foi divulgada, Manuela encontrava-se em Fortaleza e comentou sua estreia. “No dia da nossa primeira agenda do nordeste já começamos pontuando”, afirmou Manuela ao Portal Vermelho.