Exigência de diploma para Radiologista é aprovada em Comissão da ALESP
Na tarde de quarta-feira (22), a Comissão de Administração, Pública e Relações do Trabalho (CAPRT) da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a necessidade do diploma para profissionais da radiologia.
Publicado 24/11/2017 09:47 | Editado 04/03/2020 17:15
O PL 770/2016, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), exige que técnicos ou tecnólogos da radiologia tenham certificados de conclusão de curso, tendo cumprido todas as horas de estudos necessárias para a formação deste profissional, sendo a proposta uma reivindicação direta da categoria. Para o presidente da comissão, deputado Teonílio Barba (PT), o documento é necessário e desafogará o trabalho dos biomédicos.
“A especialização para lidar com máquinas de tomografia, de ressonância magnética ou mesmo de raio-X é fundamental. Recebi denúncias de acidentes nessa área. Os empresários aproveitam-se dos biomédicos, colocando-os em situações de insegurança”, explicou. No dia 12/11, a deputada Leci Brandão esteve no evento de confraternização da categoria pelo Dia Nacional dos Técnicos em Radiologia, a convite do presidente do os Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado de São Paulo, Sinclair Lopes. Na ocasião, a deputada Leci foi homenageada. De acordo com as regras regimentais de tramitação, a proposta ainda precisa ser aprovada pelas comissões de Saúde e Finanças para ser posta em votação no plenário.
Leia o texto do PL 770/2016.