Juliano Roso assina documento para criar CPI do Parcelamento

 

Juliano assina documento para CPI

 Na tarde de terça-feira, 26, o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) assinou o documento para a criação de uma CPI para apurar o parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais.

A CPI do Parcelamento, capitaneada pelo deputado Tarcisio Zimmermann (PT), quer saber se o governo está de fato priorizando o pagamento dos salários dos servidores do Executivo ou se escolheu o parcelamento. A ideia é que, caso seja instalada a comissão, seja cobrada do governo a apresentação dos dados do fluxo de caixa do Estado que comprovem ou desmintam a necessidade de parcelamentos.

Após reunião com representantes de sindicatos de servidores e de entidades de classe, o principal questionamento que a oposição faz é sobre o porquê de o Estado estar pagando parcelas cada vez menores dos salários se o comprometido do orçamento com a folha salarial vem caindo nos últimos anos.

Segundo os dados apresentados por Zimmermann, em 2014, a folha salarial representava 75% dos gastos do governo. Em 2015, subiu para 80%, mas reduziu para 73% em 2016 e mantém a tendência de queda em 2017, em razão do aumento da alíquota do ICMS e do congelamento dos salários dos servidores nos últimos anos. Ele também argumenta que, com o aumento dos impostos, as receitas com ICMS, principal tributo estadual, não tiveram queda em relação a 2015. Ainda assim, o Estado segue pagando parcelas cada vez menores aos servidores.

*Com informações do site Sul21