Secitece participará do Centenário do Eclipse de Sobral
O Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), integra-se oficialmente à comissão organizadora das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, que acontecerá em maio de 2019.
Publicado 24/07/2017 10:24 | Editado 04/03/2020 16:23
O anúncio foi feito durante uma sessão especial realizada na 69ª Reunião Nacional da SBPC, realizada na última semana, em Belo Horizonte (MG), com a participação da secretária executiva da Secitece, Nágyla Drumond.
A comissão organizadora é formada por cientistas de todo o Brasil, além da Secitece e da Prefeitura de Sobral. A equipe deverá discutir as atividades a serem promovidas no ano do centenário, incluindo eventos locais, nacionais e internacionais que vão comemorar a data e incentivar a melhoria da educação em física e astronomia.
Sobral e a Teoria da Relatividade
Para comprovar a Teoria da Relatividade, o físico alemão Albert Einstein enviou à Sobral, em 1919, uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes, momentaneamente visíveis quando a Lua passou sobre o Sol durante um eclipse total. Outra equipe foi enviada à Ilha do Príncipe, próxima à Africa, para o mesmo feito.
A Relatividade Geral previu que os raios de luz emitidos por estrelas distantes viajariam por trajetórias curvas ao passar pelas proximidades do Sol. Após análises das imagens, Einstein confirmou que a matéria distorce o tempo-espaço e que pode ser convertida em energia e vice-versa.
Assim, a Teoria da Relatividade estabelece relações entre massa e a energia de um corpo, além de explicar que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador. Outra comprovação é de que a velocidade da luz é uma constante igual para todo o universo.