Erdogan reúne-se com líderes europeus procurando reaproximação
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reuniu-se com líderes europeus durante cúpula da Otan celebrada em Bruxelas, capital da Bélgica, procurando aproximar posições em diversos temas, segundo informaram fontes oficiais.
Publicado 25/05/2017 18:28

O primeiro dos encontros teve lugar com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk; e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e no mesmo abordaram-se questões sobre o tratado migratório entre a União Europeia (UE) e Turquia, o processo para a reunificação de Chipre e a colaboração em matéria antiterrorista.
A Turquia pretende retomar o processo de negociações para a adesão ao grupo continental, paralisado pelo desencontro com vários países, e desbloquear a renovação do acordo alfandegário.
Antes, Erdogan também se encontrou com o presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani.
Por fim, o governante manteve uma reunião a portas fechadas com o novo presidente da França, Emmanuel Macron, à qual também assistiu o chanceler turco, Mevült Cavusoglu, e na qual se trataram de questão bilaterais em matéria política e econômica, de acordo com fontes presidenciais.
Os dois líderes coincidiram em impulsionar as relações entre Turquia e a UE, estreitar a cooperação na indústria de defesa e aumentar o volume do comércio bilateral entre os dois países, dos 13,4 bilhões de euros registrados em 2015, para 20 bilhões de euros.
Também debateram sobre a situação na Síria e no Iraque, sublinharam a importância da luta conjunta contra todo tipo de grupos terroristas, incluindo o ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o Estado Islâmico.
Antes da cúpula de dirigentes da Otan, que ocorrerá amanhã, Erdogan previu encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com altos servidores públicos da UE.
Fonte: Prensa Latina