PCdoB realiza atos em comemoração aos seus 95 anos de luta
O aniversário de 95 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemorado neste sábado (25) mobiliza todo o Brasil pelo restabelecimento da democracia no país e contra o retrocesso nos direitos sociais. Os atos estão sendo realizados em vários estados. O PCdoB está mobilizando seus militantes, parceiros políticos e amigos para um grande ato político cultural na cidade em que o Partido foi fundado em 1922, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
Publicado 24/03/2017 13:35
O ato nacional será realizado neste sábado (25) a partir das 15 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento político, cultural e multimidiático utilizará de várias linguagens artísticas. Com audiovisual, teatro, música, dança e poesia, e convidados do campo das política, da cultura, dos movimentos sociais.
Participam do evento, além de dirigentes e militantes do Partido, representantes de forças políticas progressistas e populares, além de personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, como parlamentares, artistas e autoridades.
O PDT será representado pela liderança política nacional, Ciro Gomes e pelo ex-ministro Leonel Brizola Neto. O deputado federal pelo PT, Wadih Damous, também participará da homenagem aos 95 anos do PCdoB.
Pelo PCdoB participam, além da presidenta nacional da legenda, deputada federal (PE) Luciana Santos e o vice-presidente Walter Sorrentino, a líder do Partido na Câmara, deputada (BA) Alice Portugal, a deputada (MG), Jô Moraes e a vice-líder da oposição na Câmara, deputada (RJ) Jandira Feghali.
A senadora Vanessa Grazziotin, líder do PCdoB no Senado e o recém-eleito presidente da Comissão de Trabalho na Câmara, deputado federal (SP) Orlando Silva também confirmaram presença no evento.
Segundo Luciana Santos, o ato deste sábado deve refletir o momento de lutas e embates que temos vivenciado com o governo ilegítimo de Temer. "Nestes 95 anos de vida o glorioso Partido Comunista do Brasil sempre esteve ao lado do povo, na defesa dos direitos dos brasileiros e valorizando a nossa cultura como elemento importante para a constituição da nossa identidade, estimando a diversidade e a espontaneidade do nosso povo".
A presidenta do PCdoB revela que o evento em Niterói vai ser um ato combativo, bonito, com a cara e a coragem do Brasil. "Toda a nossa militância que puder ir ao Rio de Janeiro deve vir conosco para celebrar com luta e alegria esse aniversário. Estaremos juntos nesse sábado, nas redes e nas ruas. Viva o PCdoB e sua militância aguerrida".
As lideranças de juventude e presidentes de entidades estudantis, como Carina Vitral (UNE), Camila Lanes (Ubes), Renan Alencar (UJS) e Tamara Naiz (ANPG) que são militantes comunistas também participam da festa.
De artistas, os músicos e compositores confirmados são: João Donato, Flávio Renegado e a cantora Doralyce que participaram do evento.
Exposição
A Fundação Maurício Grabois organiza uma exposição que remonta uma linha do tempo e dá vida aos personagens da história do Partido e do país. A apresentação estará exposta na entrada do teatro e conta com registros fotográficos, dados, informações e relatos de momentos relevantes da história do PCdoB.
Ao vivo
O ato que terá transmissão ao vivo pelo Portal Vermelho e nas redes sociais dos parlamentares e parceiros do PCdoB, a partir do link bit.ly/2mHnTN3.
Atos nos estados
No estado do Amazonas a comemoração começou nesta quinta-feira (23) em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus com a presença de forças políticas e sociais do estado. Além disso, os militantes realizaram panfletagem nas ruas e encerraram as atividades com um jantar.
Neste sábado (25), a comemoração continua na capital amazonense com atividades a partir das 11 horas, no Clube da Petrobras. Os militantes comunistas celebram além dos 95 anos de fundação do PCdoB, 40 anos de fundação do partido no Amazonas e 100 anos da Revolução Russa.
Em Goiás, o ato será realizado nesta sexta-feira (24), às 17 horas no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa e contará com a presença de diversas lideranças do partido e de movimentos sociais.
No Mato Grosso, Cuiabá, haverá dois grandes eventos para comemorar os 95 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil, a sessão solene acontece nesta sexta-feira (24), às 18h30 na Assembleia Legislativa e a festa no sábado (25), no Clube do Ibama, a partir das 11 horas.
Atos políticos
Em São Paulo, a militância comemora os 95 anos do PCdoB realizando um ato-panfletagem, no Largo da Concórdia, no Brás, neste sábado (25), a partir das 9 horas. Segundo o presidente do Partido na Capital, Jamil Murad, o intuito é dialogar com o povo, mostrando a disposição dos comunistas em lutar contra a agenda de retrocessos que o governo ilegítimo de Michel Temer quer impor ao país e ao povo”.
No Ceará, o PCdoB comemora 95 anos com ato contra o golpe. O evento também será neste sábado (25) na Praça da Gentilândia, a partir das 16 horas. "Além de reunir amigos e militantes na praça, o aniversário do partido mais antigo do país terá, neste ano, a conotação de ato político e marca a reação de comunistas e defensores da democracia ao ataque promovido pelos golpistas contra os trabalhadores brasileiros".
No mesmo dia, os comunistas de Santa Catarina comemoram com sessão especial da Alesc. Antes, às 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro sobre a revolução russa, de Bernardo Joffily com o apoio da Fundação Maurício Grabois.