ANPG realizará na Bienal 1° Encontro de jovens cientistas negros
Entre as atividades que a ANPG realizará na 10° Bienal da UNE, está o 1° Encontro de jovens cientistas negros. A atividade acontece entre os dias 30 e 31 de janeiro acontecerá em Fortaleza. Os eventos têm como objetivo principal debater o papel do negro na ciência, as realidades dos cientistas negros, desde a graduação, e as formas de estímulo e democratização, tanto do acesso quanto dos objetos científicos, para a presença de negros cientistas na comunidade científica brasileira.
Publicado 26/01/2017 13:01

Para a presidenta da ANPG, Tamara Naiz “o evento, entre outras coisas, busca estreitar relações com os movimentos sociais que lutam por mais democratização e diversificação étnica no ensino superior, buscará também aprofundar a opinião do movimento negro sobre os desafios de descolonização dos objetos científicos, através do combate às diversas formas de racismo na Academia”
Já segundo Gabriel Nascimento, secretário geral da ANPG, “o encontro de jovens cientistas negros nasceu do clamor de nossa base. As ações afirmativas na pós-graduação foram pauta dos dois últimos congressos da ANPG e foi até uma vitória nossa a assinatura, pelo MEC, de um decreto de ações afirmativas para negros na pós-graduação. Esses estudantes enfrentam muitos empecilhos na universidade e um longo debate será feito com a presença de entidades do movimento negro. Também vamos lançar a campanha oficial #LugarDeNegroÉNaCiência com a presença de uma juventude negra que passou a fazer ciência dos últimos dez anos, uma juventude filha dos governos de Lula e Dilma. Particularmente por ser o primeiro da minha família a entrar na universidade, no mestrado e doutorado, olho pra esse encontro como um grande retorno, de um diálogo em constante com os nossos antepassados”.
Por falar no período Lula e Dilma, citado por Gabriel, tivemos um crescimento de 230% na presença de negras e negros na universidade. O que demonstra que o golpe também foi contra a população negra de nosso país.
Confira a programação:
I Encontro de Jovens Cientistas Negros
Dia 30
Mesa: O lugar do negro na
ciência brasileira
Horário: 14h às 17h
Dia 31
MESA: É chegada a hora de ações
afirmativas na pós-graduação
Horário: 9h às 12h
GT: O negro entre o mundo do
trabalho e academia
Horário: 14h às 17h
GT: Os desafios dos cientistas negros: da iniciação cientifica à pós-graduação
Horário: 14h às 17h
GT: A produção de conhecimento
sobre o negro na Academia
e o e racismo institucional
Horário: 14h às 17h
Todas as atividades da ANPG ocorrerão na Escola Porto de Iracema das Artes
As inscrições ainda estão abertas, acesse aqui e marque presença no 1° Encontro de jovens cientistas negros.