Terrorismo: Embaixador russo é assassinado em Ancara
O ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou nesta segunda-feira à noite (hora de Moscou) a morte do Embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov.
Publicado 19/12/2016 17:59

Karlov realizava um discurso por ocasião da abertura da exposição "Rússia com olhos dos turcos". Segundo testemunhas, um homem invadiu o local e realizou diversos disparos contra o diplomata.
Após troca de tiros com a polícia, o agressor foi eliminado. O Embaixador foi atendido no local e logo em seguida foi removido para o hospital particular Guven, onde veio a falecer.
The alleged gunman who shot Russia's ambassador to Turkey in Ankara https://t.co/oewUhK97JX pic.twitter.com/QEJVAVAdcB
— Haaretz.com (@haaretzcom) 19 de dezembro de 2016
Segundo o jornal Hurriyet Daily News, um homem armado invadiu a galeria e atacou Karlov. Diversos disparos foram realizados. Uma imagem do agressor foi divulgada no twitter.
Ankara'da Rus büyükelçinin vurulmasının ardından sanat merkezinde operasyon sürüyor, 15-20 el silah sesi duyulduhttps://t.co/UU8dZVz6N8 pic.twitter.com/aQYmHaDfA4
— Hurriyet.com.tr (@Hurriyet) 19 de dezembro de 2016
Uma emissora de televisão turca informou que haveria mais três feridos. O ataque aconteceu um dia antes da visita do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, a Moscou, onde está agendada uma reunião sobre a Síria com seus colegas russo e iraniano. A RT publicou uma foto de Andrei Karlov, momentos antes do ataque.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, classificou o ataque ao Embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, de atentado terrorista.
"Qualificamos o ocorrido como um atentado terrorista. Estamos em contato com as autoridades turcas, de quem recebemos garantias da realização de uma investigação minuciosa", disse a representante oficial do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
As autoridades turcas impuseram um bloqueio temporário sobre a cobertura do assassinato do embaixador russo. A ordem proíbe temporariamente quaisquer reportagens, imagens e comentários que não sejam veiculados pelas autoridades oficiais.
Mais cedo, a imprensa turca divulgou a foto de uma identidade policial, que teria sido usada pelo agressor do Embaixador da Rússia na Turquia. O nome do agressor, segundo a imprensa, seria Mevlut Mert Altıntas. Ele era policial em Ancara e teria 22 anos. No entanto, a informação ainda não recebeu confirmação oficial e outras fontes levantam a possibilidade da identidade ser falsa.