Venezuela triplica em 2016 investimento em educação universitária

Neste ano, a Venezuela atribuiu 350 bilhões de bolívares (35 bilhões de dólares) aos centros de altos estudos, para superar em mais de 300 por cento o investimento de 2015, destacou, nesta quarta-feira (14), o ministro para Educação Universitária Jorge Arreaza.

Prédio principal da Universidade de Carabobo, Valencia, Venezuela

Para cumprir com o orçamento que requerem estas instituições, o executivo aumentou em 377 por cento o valor investido, em comparação com o ano passado.

O ministro estimou que, em média, as universidades públicas venezuelanas, receberam desde janeiro até hoje perto de um bilhão de bolívares diários.

Durante um encontro com a imprensa, depois da realização do Conselho Nacional de Universidades, onde participaram autoridades de instituições públicas e privadas, Arreaza destacou os esforços do governo de Nicolás Maduro para manter as políticas de impacto social em uma conjuntura econômica desfavorável.

Também elogiou as conquistas deste ano com a graduação a mais de 200 mil profissionais e o rendimento de mais de 300 mil bachareis a universidades.

Arreaza recordou que em 2016 foram constantes os chamados a paralisação das aulas feitos por setores de direita e que ante isso os estudantes e trabalhadores responderam com total assistência a seus trabalhos acadêmicos.