Liège: Existem novas perspectivas para debater o aborto na sociedade
A secretária de mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Liège Rocha, conversou com o Portal Vermelho nesta terça-feira (30) sobre da decisão de três juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) votarem a favor do aborto até o terceiro mês de gestação. A sessão do supremo desta terça-feira (29) decidiu pela absolvição de membros envolvidos em uma possível prática do aborto, em Duque de Caxias (RJ).
Publicado 01/12/2016 13:51
Os votos dos juízes Barroso, Rosa Weber e Edson Fachin não legaliza o aborto, valendo apenas para o casoespecífico dos julgados de Duque de Caxias, porém, abre precedentes para que, em uma próxima votação no plenário do STF, o tema seja aprovado.
Liège encara como um progresso a postura dos três juízes do STF. "Antes o aborto só era possível em situações previstas em lei, no caso de risco de vida da mãe ou estupro, a microcefalia foi posterior, e ainda tem toda uma polêmica envolvendo esses temas. Temos em vista uma nova perspectiva, quando novos setores dialogam sobre o interrupção da gravidez: O posicionamento do Papa afirmando que padres devem perdoar mulheres que abortam, somada a postura do STF", conclui Liège.
Confira a íntegra da fala de Liège Rocha ao Portal Vermelho: