Congresso fica azul em apoio à campanha contra câncer de próstata 

As cúpulas do Senado e a Câmara dos Deputados estão iluminadas com a cor azul em alusão à campanha Novembro Azul, para orientar a população masculina sobre o câncer de próstata e sobre os exames que o homem deve fazer. 

Congresso é iluminado com cor azul em apoio à campanha contra o câncer de próstata - Agência Senado

A doença é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A estimativa é que em 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo estimadas mais de 13 mil mortes este ano no Brasil. Diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos.

Este ano, o movimento foi ampliado para chamar atenção não somente para esse tipo de câncer, mas para promover a saúde integral do homem. Além disso, busca-se conscientizar também pais e responsáveis de famílias com crianças e adolescentes.

A campanha foi criada no Brasil em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, pioneiro no alerta sobre o câncer de próstata, com a campanha Um Toque, Um Drible. Quatro anos depois, inspirado no movimento internacional Movember, com arrecadação de fundos e conscientização sobre a doença, o instituto lançou o Novembro Azul, que ocorre anualmente.