Flávio Dino: Resultado das eleições confirma fim da "era Sarney"
Ao comentar o resultado das eleições municipais, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) confirmam o fim da hegemonia da família e do grupo político do ex-presidente José Sarney (PMDB) no estado. A oposição ao PMDB maranhense conquistou 150 dos 217 municípios do Estado no primeiro turno. Quatro anos atrás, foram apenas 17. Somente o PCdoB, saltou de 4 prefeituras para 46.
Publicado 03/10/2016 10:32
"De um modo geral, quando olhamos os partidos no nosso campo, nós tivemos vitórias importantes não só no sentido quantitativo, mas também quantitativo. Nós ganhamos nas maiores cidades, vamos para o segundo turno na capital", afirmou o governador em entrevista ao Estadão.
Pelas redes sociais, Flávio Dino destacou ainda que, "com o maior número de prefeituras do Estado, 46 ao todo, o PCdoB amplia suas responsabilidades no Maranhão".
"A tendência que nos levou ao governo do Estado em 2014 permanece forte. Busca de mudanças e gestões com mais resultados para o povo. Passada a eleição, conclamo todos os prefeitos para uma grande união em favor de mais serviços públicos de qualidade para população", enfatizou.
Sobre o plano nacional, o governador maranhense apontou três pontos que considerada preocupante: 1) povo distante da política, levando à grande abstenção e ao êxito de supostos "não políticos"; 2) Crime organizado disputando espaços na e com a política, de várias formas, inclusive com uso aberto de violência; e 3) enfraquecimento da esquerda, que voltou ao tamanho de 1985, com uma diferença essencial: lá, curva ascendente, agora descendente.
"Contudo, penso que são marcas conjunturais, e não estruturais. Com ação consciente e determinada, tudo muda rapidamente", reforçou Flávio Dino.
Esta foi a primeira eleição após a saída da família Sarney do governo do Maranhão, em 2014, quando Dino venceu a disputa e colocou fim em um ciclo de quase 50 anos de poder no Estado do grupo político do ex-presidente.