Cebrapaz lança documento para debate na 4ª Assembleia Nacional
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) disponibilizou, nesta terça-feira (27) a versão digital da Revista com o “Documento Político para Debate na 4ª Assembleia”.
Publicado 27/09/2016 20:41
A assembleia nacional do Cebrapaz será realizada no dia 17 de novembro na cidade de São Luís, capital do Maranhão, e antecederá a Assembleia Mundial da Paz, que ocorrerá na mesma cidade, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.
O texto da revista é dividido em cinco tópicos principais: “O imperialismo é a principal ameaça à paz”, “Ofensiva conservadora pró-imperialista na América Latina”, “Denunciar o Golpe no Brasil”, “Cebrapaz: um breve balanço de atividades” e “Dez pontos para um plano de ação a ser posto em prática pela Direção Nacional no triênio 2017/2019”.
Os tópicos desdobram-se, por sua vez, em 12 subitens: “Imperialismo aumenta a agressividade”, “A máquina de guerra dos EUA-Otan”, “Indústria Bélica e Economia Mundial”, “Bases militares dos EUA e da OTAN: Ameaça à Paz!”, “O drama dos refugiados”, “Povos em luta”, “Defender a América Latina e o Caribe como Zona de Paz diante da ofensiva conservadora”, “Avanços históricos: início do processo de normalização das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos e o Acordo de Paz na Colômbia”, “Solidariedade aos povos em luta contra a ofensiva conservadora pró-imperialista na América Latina”, “Solidariedade aos povos em luta contra o colonialismo na América Latina e Caribe”, “O Golpe no Brasil e o imperialismo”, “Golpe no Brasil ameaça a integração regional e a política externa soberana”.
Para o diretor de comunicação do Cebrapaz, José Reinaldo Carvalho, a revista é um “importante instrumento de mobilização para a Assembleia Nacional”. Para Reinaldo, o documento para debate é “denso e contribuirá para elevar a discussão em torno dos desafios da luta pela paz, sendo que na própria assembleia este documento pode e deve ser enriquecido e corrigido com as emendas que porventura sejam necessárias”.
Socorro Gomes, presidenta do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, considera que hoje, mais do que nunca, se impõe a unidade em torno da bandeira da paz. “Vivemos um momento em que as ameaças e agressões do imperialismo e seus acumpliciados crescem e os povos resistem e lutam. Exemplo disso é o acordo de paz da Colômbia, uma vitória de toda a América Latina. Aumenta a importância de fortalecer a unidade e a solidariedade na luta pela paz, contra o imperialismo. A revista serve a este propósito, chegou a hora de debater e contribuir”, afirma Socorro.
Leia a revista na versão em PDF.
Fonte: Cebrapaz