Ibope: Nova pesquisa aponta preferência para Prefeitura de Fortaleza

A nova pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira (14), encomendada e veiculada pela TV Verdes Mares, ratifica a liderança do candidato à reeleição à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que alcança 34% das intenções de voto. Isolado na segunda colocação está Capitão Wagner (PR), com 28%. Considerada a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Foto: Agência Brasil

Comparados com a primeira pesquisa, divulgada em 22 de agosto, Roberto Cláudio cresceu 5 pontos percentuais contra 7 de Wagner.

Ainda segundo os dados da consulta, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) está na terceira colocação na preferência dos eleitores, com os mesmos 18% da pesquisa anterior, enquanto Heitor Férrer (PSB) caiu de 9% para 7%. Ronaldo Martins (PRB) também caiu de 4% para 3%, e João Alfredo (PSOL), de 2% para 1%. As oscilações, porém, estão dentro da margem de erro. Os candidatos Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS), que anteriormente registraram 1% cada um, agora aparecem com menos de 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somaram 7%.

Votos válidos

Na simulação dos votos válidos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, a pesquisa aponta Roberto Cláudio com 38%, seguido de Capitão Wagner com 30%, de Luizianne Lins com 19%, Heitor Férrer com 7% e Ronaldo Martins com 4%. Os outros somaram 2%.

Segundo turno

O instituto também consultou os eleitores quanto à preferência de votos num eventual segundo turno. Capitão Wagner (43%) e Roberto Cláudio (42%) aparecem empatados tecnicamente. Na simulação entre RC e Luizianne, o atual prefeito seria eleito, com 54% da preferência contra 29%. A deputada petista também perderia em caso de disputa com Wagner no segundo turno: 54% a 31%.

Mais

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 deste mês e ouviu 805 eleitores.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isto quer dizer que há probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo nº CE-09578/2016.