Datafolha: Pesquisa aponta disputa acirrada à Prefeitura de Fortaleza

A primeira pesquisa eleitoral para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, encomendada pelo Jornal O Povo e publicada no último domingo (21/08), mostra que a briga pelo voto do eleitor promete ser acirrada.

Datafolha: Pesquisa aponta disputa acirrada à Prefeitura de Fortaleza

Os números do Datafolha apontam o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT) na liderança, com 27% das intenções de votos, seguido de perto por Capitão Wagner (PR) com 20% e Luizianne Lins (PT), com 17%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o deputado estadual e a ex-prefeita estão tecnicamente empatados.

Heitor Férrer (PSB) aparece com 9%, seguido por Ronaldo Martins, que tem 4% das intenções de votos dos eleitores da Capital. João Alfredo (Psol) e Tin Gomes (PHS) receberam 1% das intenções de voto, cada. Francisco Gonzaga (PSTU) chegou a ser citado, mas não pontuou.

Espontânea

O Datafolha também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Na pesquisa espontânea, Roberto Cláudio tem 17% das menções, seguido por Luizianne, citada por 6% dos eleitores, e Capitão Wagner, por 5%. Em seguida aparecem Heitor Férrer (3%) e Ronaldo Martins (1%). Já João Alfredo é citado, mas não chega a pontuar. 52% dos entrevistados dizem não saber em quem devem votar.

Rejeição

Segundo os dados da pesquisa, Capitão Wagner tem menor rejeição, com 13% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”. Luizianne tem o maior índice de rejeição, com 35%, enquanto Roberto Cláudio atinge 29%. Tin Gomes tem 15%, Francisco Gonzaga 14%, João Alfredo 13% e Ronaldo Martins 11%. Já 5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Mais

9% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.

12% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto, ouvindo 800 eleitores.

O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-03508/2016.