Senadora concorda com plebiscito para convocar novas eleições
A realização de um plebiscito para convocação de novas eleições diretas presidenciais, defendida pelo PCdoB, como “o único caminho para reunificar o país e recolocá-lo no rumo do desenvolvimento passa necessariamente pela consulta ao povo, pela soberania do voto popular e jamais pela violência de um golpe de Estado”, repercute entre os senadores que votam no processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff.
Publicado 10/08/2016 12:07
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também acredita que a saída para o impasse político e econômico agravado pelo impeachment seria a realização de um plebiscito para decidir sobre a convocação de novas eleições presidenciais.
Em seu voto contrário ao impeachment, a senadora alertou para o fato de que “a cada ato deste Governo interino, vislumbra-se seu caráter reacionário: fim da CLT com a prevalência do acordado sobre o legislado; precarização das relações de trabalho; reforma da Previdência; fim do SUS e do piso salarial dos professores, com programas como a Escola sem Partido, que promete nos remeter aos tempos sombrios da guerra fria. Uma verdadeira contrarreforma da Constituição cidadã de 1988.”
E continua: “A saída para a crise exige a ampla participação popular e só se dará nos marcos efetivamente democráticos. Por isso, defendemos a realização de um plebiscito sobre a antecipação das eleições presidenciais que o povo já exige nas ruas.”