Justiça dos EUA: polícia de Baltimore tem práticas de violação

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou nesta terça-feira (10), em um relatório divulgado para a imprensa, que a polícia de Baltimore violou os direitos constitucionais de moradores da região e abusou de seu poder

Policias reprimem manifestante nas ruas de Baltimore após assassinato de Freddie Gray

A polícia de Baltimore, no estado de Maryland, Estados Unidos, está envolvida em práticas discriminatórias contra os moradores da cidade, ao violar de maneira sistemática seus direitos constitucionais. O relatório apresentado pelo Departamento de Justiça dos EUA constata que as ações da polícia afetaram sobremedida os direitos da população negra, segundo afirma o jornal The Baltimore Sun.

"Não houve outra investigação ou relatório antes deste, que com centenas de milhares de páginas de documentos deu acesso à informação que tivemos", indica Vanita Gupta, chefa da divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça. Gupta agrega que as necogiações entre a polícia de Baltimore e o departamento de Justiça permitirão reformas a longo prazo, para ser implementadas pelos tribunais.

"Para lutar contra a delinquência, um departamento de polícia precisa tomar medidas de ação policial proativas. Mas o que estamos dizendo é que estas ações têm de ser levadas a cabo em colaboração com a comunidade", destacou.

A investigação federal foi iniciada depois da morte de Freddie Gray, um jovem negro de 25 anos que teve fratura da coluna dentro de um furgão da polícia em 2015 e que, por isto, veio a falecer uma semana depois, em uma operação malsucedida.

Confira no vídeo (em espanhol)