Com a presença de Lula, PCdoB lança candidatura de Carina em Santos
O PCdoB homologou na noite desta quinta-feira (4) a candidatura da estudante Carina Vitral à Prefeitura da maior cidade do litoral paulista, Santos. Com uma instalação moderna e colorida, o evento lotou o auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia (Sindaport . Cerca de 1200 lideranças participaram do ato.
Publicado 05/08/2016 13:04
Com o mote “Um novo futuro para Santos”, Carina ressaltou que sua candidatura é séria e com muitas chances de vitória. “Nós não nos candidatamos para cumprir tabela. Nós viemos para vencer, viemos para oferecermos um debate para a sociedade e uma alternativa para Santos”, disse.
O ato contou com a presença lideranças sociais e políticas, simpatizantes da candidatura, entre elas o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente estadual do PCdoB de SP, o deputado federal Orlando Silva, o presidente do PT de SP, Emídio Souza, o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, e a ex-prefeita de Santos Telma de Souza. Além de diversas lideranças do movimento estudantil e dirigentes do PT e PCdoB.
Em sua fala, Carina agradeceu o apoio e a força da militância que abraçou o projeto da candidatura para ajudar a cidade. “Nós temos ideias boas, ideias renovadas e uma militância aguerrida que vai percorrer toda a cidade para construir esse futuro junto com a gente”, destacou a candidata.
Foto: Mídia Ninja
O ex-presidente Lula fez um discurso em torno de 30 minutos, deu conselhos, falou que a elite brasileira, desde o descobrimento, nunca se preocupou em promover o estudo para os mais pobres, destacou a falta de universidades e escolas técnicas públicas e de qualidade no Brasil antes do seu governo, arrancou risadas do público, mas também falou sério. Ressaltou que seu governo foi o que mais criou universidades no país, com investimentos na ordem de R$ 41 bilhões.
“Passamos de três para oito milhões de universitários e isso incomoda e jamais se esperava de um presidente que não teve oportunidade de cursar o ensino superior”, disse Lula.
Para o ex-presidente, os governos anteriores nunca se preocuparam com a educação, “que o povo tivesse acesso, que o pobre se formasse”. Para eles, disse Lula, “nós, pobres éramos cidadãos de terceira categoria. O que eu queria dizer com isso é que para você incentivar a educação neste país, não precisa ser doutor ou ter diploma universitário, tem que ter compromisso de classe, ter sentimento e querer mudança”, enfatizou.
“Não tenho medo que façam comparação dos últimos 13 anos com os anteriores, seja pelas conquistas sociais, seja com o tratamento com o portador de deficiência, seja com os negros e negras, seja com os companheiros do movimento LGBT, seja com os quilombolas, seja com quem quiser. Eu topo fazer comparação histórica com eles [oposição]. E acho que ainda fizemos pouco”, apontou.
Descontraído, Lula parabenizou a candidata e a aconselhou a uma avaliação criteriosa sobre a composição do seu “futuro governo”. “Nunca deixe a máquina te dominar e nunca coloque no governo alguém que você não possa tirar”, finalizou Lula, pedindo a todos a apoiarem a candidatura da jovem comunista.
Com quase 325 mil eleitores, a cidade portuária de Santos está entre os 50 maiores colégios eleitorais do Brasil (42º, segundo dados do TSE da última eleição – 2014). O atual prefeito de Santos, Paulo Alexandre, do PSDB, tem 37 anos e é candidato à reeleição numa chapa-pura tucana. Criticado pela falta de iniciativas na administração da cidade, o prefeito cita a crise econômica internacional.
A candidata
Nascida em Santos há 28 anos, Carina Vitral é estudante de Economia na PUC-SP e atual presidenta da União Nacional dos Estudantes. Apesar de sua larga experiência como líder estudantil, é a primeira vez que ela disputa um cargo no Executivo. Antes de chegar à Presidência da UNE, Carina foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.
Chapa
A convenção do PCdoB em Santos aprovou como vice na chapa o professor Reinaldo Martins, do Partido dos Trabalhadores (PT), que já foi vereador da cidade. Foi lançada ainda a chapa de vereadores, formada por 14 candidatos petistas e 3 do PCdoB.