Hillary lidera intenções de voto sobre Trump nos Estados Unidos
A democrata Hillary Clinton tem uma vantagem de 3 pontos porcentuais sobre seu adversário Donald Trump na disputa pela presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo revelou nesta segunda-feira (1º/8) uma pesquisa da Morning Consult.
Publicado 01/08/2016 14:58
Na que é considerada a primeira pesquisa que mostra uma virada na intenção de voto, depois da convenção nacional do Partido Democrata que indicou a primeira mulher à presidência do país, a ex-secretária de Estado aumentou sete pontos, de 36% para 43%. Donald Trump teve apenas 4 pontos acrescentados à intenção de voto, passando dos também 36% para 40%, após de ter sido nomeado em Cleveland, Ohio.
Na amostragem, cerca de um em cada cinco eleitores (17%) disse estar ainda indeciso sobre a eleição de um dos candidatos que disputarão a Casa Branca em 8 de novembro.
Quando a consulta incluiu o independente Gary Johnson, a diferença de Hillary sobre Trump aumenta (41% a 36%), enquanto a terceira opção leva um incrível 11%.
Se Johnson alcançar 15% nas pesquisas, terá direito a participar dos debates presidenciais, que começarão no dia 26 de setembro.
Depois de concluídas as convenções dos republicanos e dos democratas em julho, pode se observar um resultado adverso para Trump.
A pesquisa entrevistou 1.931 pessoas, após a conclusão da convenção democrata. Pesquisa semelhante foi realizada depois da convenção dos republicanos e dava a Trump a liderança com 44% a 40%.
No domingo, uma pesquisa da CBS News deu uma leve vantagem a Hillary, que em 11 dos estados mais importantes, obteve 43% contra 41% de seu rival.
A pesquisa realizada depois do evento democrata na Filadélfia confirmou que Hillary se situa à frente de Trump com sete pontos (46 a 39), em comparação com um empate em 42% depois da Convenção Nacional Republicana.
A vantagem de quatro pontos registrada pela ex-secretária de Estado é semelhante à diferença que o presidente Barack Obama obteve em 2012 e 2008.
As qualificações de Hillary como "favorável" também subiram ligeiramente desde a convenção e agora ela é vista de forma positiva por 36% dos eleitores registrados e desfavorável por 50%, enquanto Trump é visto favoravelmente por apenas 31% dos votantes e desfavoravelmente por mais da metade.
De acordo com a média das pesquisas do site RealClearPolitics, Hillary tem uma vantagem de 2,2 pontos sobre Trump, em um duelo de cabeça a cabeça, depois que Trump ter levado uma vantagem na média durante um curto período de tempo após a convenção republicana.