Congresso da UJS tem encerramento no ato Fora Temer em São Paulo
Concluiu-se neste domingo (31), o 18º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), uma das maiores organizações de jovens da América Latina. O encontro teve início na última quinta-feira (28), no Clube Esportivo Tietê, na capital paulista, e contou com a participação de quase três mil pessoas de todas as unidades da federação.
Publicado 01/08/2016 11:30

Na plenária final, realizada neste domingo, os jovens congressistas elegeram a nova direção nacional da entidade e reconduziram o amazonense Renan Alencar à Presidência da UJS por mais dois anos.
A direção nacional eleita é composta por 81 jovens de todos os estados representados e das mais diversas frentes. Na página virtual da entidade há uma descrição da nova direção: “tem todas as cores e sotaques do Brasil e conta com uma renovação dos seus quadros”.
Todo o congresso contou com uma programação intensa. Nos quatro dias de encontro, os jovens socialistas debateram vários temas de interesse da juventude consciente, interessada com a política e com os temas urgentes do país. Além disso, o congresso definiu uma agenda de lutas da entidade para o próximo período.
Jovens dos quatro cantos do país debateram com especialistas os mais diversos temas como a crise político-econômica que atravessa o Brasil e as alternativas de saída para a crise, os retrocessos do governo Temer, a crise do capitalismo, direitos humanos, o feminismo e a luta das mulheres e perspectivas por cidades mais humanas.
Também foram debatidos temas voltados para o movimento de juventude como o “midiativismo” e as mobilizações sociais pelas redes, políticas públicas para a cultura e lazer, a educação e ciência transformadora, a juventude trabalhadora, movimento estudantil universitário e secundarista, o combate ao racismo e a LGBTfobia.
Atividades esportivas e culturais foram desenvolvidas ao longo do congresso. Ao final do encontro, houve entrega de medalhas para as equipes campeãs no esporte.
A plenária final também é um momento de despedidas. Os militantes que se “formaram” na UJS, ou seja, que completaram a idade limite estatutária para militar na entidade, foram homenageados por todos os presentes.
“Eleita para o próximo biênio 2016-2017, a nova direção tem todas as cores e sotaques do Brasil e conta com uma renovação dos seus quadros. Os militantes que agora se afastam da organização, deixam um importante legado”, assinalou o site da UJS.
Fora Temer
Após o encerramento do congresso, os jovens congressistas se integraram à passeata Fora Temer, convocada pela Frente Povo Sem Medo. Eles se concentraram no Largo da Batata no início da tarde deste domingo e depois seguiram para a Praça Panamericana, ao lado da residência do presidente interino Michel Temer, no Alto de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo.
