Edital da Convenção Municipal de Baixo Guandu

O PCdoB de Baixo Guandu, cidade do noroeste do Espírito Santo, governada por Neto Barros, vice-presidente estadual do PCdoB, relaiza no próximo dia 31 de julho Convenção para as deliberações referentes a participação nas eleições municipais de 2016, quando Neto poderá ser novamente indicado como candidato a prefeito.

 Claudio Machado*

Baixo Guandu, que desde 2013 é governado por Neto Barros, militante e dirigente do PCdoB, viveu nesse curto período três eventos que causaram grandes e negativos impactos ao município.

Dois destes eventos foram naturais. O primeiro foi uma chuva intensa que castigou por dias seguidos a região, provocando inundações, desabrigados, desorganizando a economia local. O outro foi também evento climático, impondo longo período de seca, afetando sobretudo as atividades agropecuárias de subsistência e comercial.

Por último veio a lama do rompimento criminoso da barragem da Samarco, em Mariana, que despejou volume inimaginável de lama tóxica no leito do Rio Doce, que banha o município capixaba e que obrigou a administração municipal transferir em carater emergencial o ponto de capptação de água para um dos afluentes do grande rio, demandando recursos do erário municipal, já fortemente afetado pela crise econômica dos últimos anos.

Mesmo com todos estes problemas a enfrentar, Baixo Guandu é um dos municípios capixabas mais organizados do ponto de vista fiscal e dos que mais investimentos públicos realizou, priorizando aqueles destinados á contribuir com a inclusão social, principalmente nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda.

O PCdoB se prepara para a jornada de eleições de 2016, priorizando a reeleição de Neto Barros, caso venha a ser indicado novamente candidato pela convenção municipal do dia 31 de julho e seu nome venha a ser registrado como candidato até o dia 15 de agosto de 2016.

Claudio Machado é secretário estadual de comunicação do PCdoB e coordenador do núcleo capixaba do Barão de Itararé.