SP lança o livro “A resistência ao golpe de 2016” na segunda-feira
O livro “A resistência ao golpe de 2016” que reúne argumentos que denunciam a quebra da institucionalidade democrática em curso no país será lançado na próxima segunda-feira (20), às 19 horas, na Casa de Portugal, na capital paulista. A obra que já foi lançada em outras capitais do país, deverá reunir entre intelectuais, políticos e os principais juristas do Brasil.
Publicado 17/06/2016 15:09
Algumas presenças já foram confirmadas na noite de lançamento do livro. Além do advogado de defesa da presidenta Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Paulo Teixeira (PT-SP), o ex-governador de São Paulo, o advogado Cláudio Lembo, os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Gilberto Bercovici, entre outros.
O livro aborda diversos recortes: do STF à atuação da mídia, das “pedaladas fiscais” aos meandros do Poder Legislativo, da função dos atores políticos internacionais aos bastidores da Lava Jato, da crise de representatividade à ofensiva contra direitos e políticas sociais. Além das perspectivas sobre o golpe de 2016.
A obra
O livro foi organizado por Carol Proner, Gisele Cittadino, Marcio Tenenbaum e Wilson Ramos Filho e publicado pela Editora Canal 6, dentro do Projeto Editorial Praxis. São 103 artigos, assinados por 104 autores, em 450 páginas. Alguns já foram publicados e outros são inéditos. Reunidos num único volume, os textos adquirem a estatura de um primeiro compêndio capaz de registrar para a História os bastidores e as motivações do rompimento constitucional em curso no Brasil. E se transformam numa ferramenta política oportuna na defesa da democracia e da legalidade.
Ato de lançamento da Frente Brasil de Juristas
Na ocasião, haverá também o lançamento da Frente Brasil de Juristas pela Democracia. Esse movimento é o resultado da união de ações das mais diversos, grupos, correntes e movimentos, espalhados por todo o Brasil, e só tem crescido a cada dia.
"É natural que sociedade necessite de uma referência jurídica, para um norte de conscientização. E, a cada dia, a conscientização de juristas e de pessoas que não são da área jurídica tem crescido, e de uma forma muito consistente. A Frente Brasil de Juristas pela Democracia" já está cumprindo este papel", afirma Cézar Britto, advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Serviço:
Lançamento do livro em São Paulo
Data: 20 de junho, segunda-feira, às 19h.
Local: Casa de Portugal — Av. da Liberdade, 602, próximo ao metrô Liberdade.
O livro será comercializado por R$ 30 (o preço de mercado sugerido é R$ 60).
Evento no Facebook