Audiência Pública discute carreira de bombeiros

Isaura Lemos, deputada estadual do PCdoB Goiás, participou de uma Audiência Pública realizada pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) para tratar da carreira dos bombeiros civis em Goiás

A discussão sobre a carreira dos bombeiros civis já vem sendo realizada pela deputada estadual Isaura Lemos desde o início de 2015, quando a deputada recebeu a categoria e atendendo suas reivindicações propôs um projeto de lei para regulamentar a área.

O projeto da deputada, em seu artigo 3, estabelece que “As funções de Bombeiro Civil no âmbito do Estado de Goiás são assim classificadas: I – Bombeiro Civil, nível básico, combatente direto ou não do fogo; II – Bombeiro Civil Líder, o formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em nível de ensino médio, comandante de guarnição em seu horário de trabalho; III – Bombeiro Civil Mestre, o formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio”.

O projeto especifica também a jornada do bombeiro civil, o que é a profissão e diversos outros pontos importantes, estabelecendo que “No atendimento a sinistros em que atuem, em conjunto, os Bombeiros Civis e o Corpo de Bombeiros Militar, a coordenação e a direção das ações caberão, com exclusividade e em qualquer hipótese, à corporação militar”.

O projeto foi apresentado em 2015, mas o relator, o deputado Simeyzon, deu parecer contrário, vetando o prosseguimento do projeto. A reivindicação da categoria é que o projeto vá a votação e regulamente a área, como proposto por Isaura. Na Audiência ela afirmou que a categoria deve ter o direito de trabalhar, tendo cada uma das categorias (civil e militar) suas especificações regulamentadas. “Cada um atende a uma demanda específica. Existem eventos na sociedade, principalmente em locais privados, que devem ser tratados pelos civis”, explicou a parlamentar.