Ocupação do prédio do Minc em SC continua e ganha apoio

O anúncio da recriação do Ministério da Cultura não desmobilizou as pessoas que ocupam o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Centro de Florianópolis, desde quinta-feira, 21. Pelo contrário. Nesta segunda-feira, 23, os manifestantes que pedem a saída do presidente interino, Michel Termet, receberam a visita e o apoio da deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC).

Angela no Minc

Em conversa com as lideranças que estão no local, a parlamentar catarinense parabenizo a tod@s pela resistência democrática, pacífica e cultural. “A cada dia fica mais claro que o golpe não é para acabar com a corrupção. Aliás, nossa atuação política sempre foi pautada com a certeza de que todas as formas de corrupção devem ser arduamente combatidas e não seletivamente, corrompendo a Constituição. Por isso, precisamos resistir, em defesa da democracia e do voto popular”, destacou Angela.

Das 8h até 19h30min desta segunda-feira, o grupo organizou diversas programações culturais abertas à comunidade. De acordo com os organizadores, as assembleias realizadas diariamente contam com cerca de 100 pessoas.

Para o coordenador da filial do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Alexandre Gouveia Martins, até o momento ninguém foi comunicado oficialmente sobre a volta do MinC, e os projetos e demandas continuam paralisadas até segunda ordem. Mesmo assim, de acordo com Alexandre, o clima dentro do prédio é de resistência.

— Nunca vi esse lugar exalando tanta cultura. É muito bom ver que o pessoal continua mobilizado. Agora estão fazendo oficinas. Nós aqui não temos como não participar.

Show

Nesta terça-feira, 24, a partir das 19 hs haverá um show de André Berté + Felixfonica + Jean Mafra + Luis Canela + No Dorso do Rinoceronte, no Largo da Alfândega.

Com informações do Diário Catarinense