Justiça interfere nas eleições do Sindicato dos Rodoviários em Belém
Pela terceira vez, a eleição para escolher a nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Belém foi cancelada.
Publicado 03/05/2016 17:55 | Editado 04/03/2020 16:53

O deputado Lélio Costa (PCdoB) utilizou o horário do pequeno expediente, no dia 03/05, para denunciar a interferência de grupos que segundo ele são movidos por interesses meramente políticos.
"A situação passou de todos os limites, a eleição do sindicato já foi suspensa por via judicial 3 vezes, a primeira vez foi suspensa 6 h antes de iniciar o processo eleitoral, na segunda vez às vésperas do pleito, e pela terceira vez, no dia 29/04, foi suspensa após o processo ter sido realizado sem grandes problemas, de forma tranquila, com as urnas funcionando nos locais de trabalho e com grande participação dos trabalhadores".
A suspensão se deu pela interferência da Justiça do Trabalho do Pará, sob pressão dos grupos que se inscreveram para participar da eleição mas fazem de tudo para impedir que a eleição ocorra, pois sabem que não conseguiriam vencer nas urnas, não restando outra saída senão o tapetão.
"Estranhamente, apesar da Comissão eleitoral ter cedido à todas as exigências das outras 3 chapas e da Justiça, inclusive assinando um Termo de Responsabilidade pelo pleito, estas chapas não compareceram ao processo e diante da eminente derrota, recorreram novamente à justiça. A desembargadora estava de licença e foram atendidos pelo corregedor que decidiu pela suspensão do pleito, já ao final do processo eleitoral".
O deputado afirmou que os interesses dos trabalhadores não podem ser submetidos à fragrante pressão externa de interesses políticos estranhos aos trabalhadores – por parte de setores do PSOL, PSTU, que resolveram andar de braços dados com o deputado da bala Éder Mauro e a pelegada da UGT.