China se opõe às atividades separatistas de Taiwan

Um porta-voz da parte continental da China expressou a oposição resoluta às todas as formas das atividades secessionistas da "Independência de Taiwan", incluindo as que buscam a separação através do assim chamado "referendo", "elaboração da Constituição" ou "emenda constitucional".

Bandeira da China

An Fengshan, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez o comentário em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira em resposta a uma pergunta sobre a discussão do legislativo taiwanês sobre uma emenda da lei de referendo que poderá abrir caminho para as forças da "Independência de Taiwan" promoverem a "elaboração da Constituição" através do referendo.

"Nós nos opomos resolutamente aos esforços das forças secessionistas da 'Independência de Taiwan' para fazer Taiwan se separar da China sob qualquer nome ou de qualquer forma, incluindo através do assim chamado 'referendo', 'elaboração da Constituição' ou 'emenda constitucional'", disse An.

"Há apenas uma China, e a parte continental e Taiwan pertencem à mesma China", declarou An, acrescentando que "a soberania estatal e a integridade territorial da China não toleram a divisão".

O legislativo de Taiwan está discutindo um projeto de emenda à sua lei de referendo.