Dia do Jornalista: Sindjorce debate crise política
O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) comemora o 7 de abril, Dia do Jornalista, com debate intitulado “O Jornalismo e a crise política brasileira: o papel dos coletivos na comunicação contra-hegemônica”, na próxima quinta-feira (07/04), às 19h, no auditório do Sebrae/CE. O objetivo do evento é reunir a categoria para refletir sobre os últimos acontecimentos da política brasileira e sua relação com a cobertura midiática.
Publicado 06/04/2016 11:05 | Editado 04/03/2020 16:24
“O Sindjorce pretende debater, com jornalistas e estudantes, o papel da nossa categoria e dos meios de comunicação na conjuntura nacional de crise política e econômica”, afirma a presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.
Dois profissionais foram convidados para a discussão: a jornalista Laura Capriglione, do coletivo Jornalistas Livres, e o ativista digital Uirá Porã, da Mídia Ninja no Ceará. A proposta é mostrar exemplos de coberturas colaborativas contra a manipulação política da mídia tradicional, com narrativas independentes, feitas por jornalistas e outros profissionais do ramo da Comunicação.
“Nós, jornalistas e comunicadores, temos uma grande responsabilidade neste grave momento da história brasileira. Precisamos debater e tomar posicionamento em defesa da democracia, do estado de direito e da liberdade de expressão”, completa o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, um dos idealizadores do coletivo cearense Comunicadores pela Democracia.
Sobre os convidados
Laura Capriglione é formada em física, com mestrado em Sociologia pela USP. Tem larga experiência nos jornais Folha de São Paulo, Notícias Populares e nas revistas Veja e Viva Mais. Dirigiu o núcleo feminino das revistas da Editora Globo. Em 1994 ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo com a matéria “Mulher, a grande mudança no Brasil”, e, em 2014, aceitou o desafio de produzir conteúdo jornalístico independente com foco em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Atua de maneira colaborativa com o grupo Jornalistas Livres, de São Paulo.
Uirá Porã é hacker convicto, tem mais de 12 anos de experiência articulando e incentivando governos, organizações e movimentos sociais a lidar e inovar com o digital. Idealizou dezenas de ambientes, aplicativos e sistemas digitais, além de diversos projetos e eventos na área da cultura e da tecnologia digital. Articulador e consultor nos setores público e privado, já atuou nas esferas de governo municipal, estadual e federal, nos poderes executivo e legislativo, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Serviço
O Jornalismo e a crise política brasileira: o papel dos coletivos na comunicação contra-hegemônica
Data: quinta-feira (07/04)
Hora: 19h às 22h
Local: Auditório do Sebrae/CE (Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema
Fonte: Sindjorce
http://sindjorce.org.br/