Diário do Povo pede cooperação mundial em segurança nuclear

O jornal do Partido Comunista da China (PCCh), o Diário do Povo, pediu ao mundo que coopere na segurança nuclear, por ocasião da Cúpula de Segurança Nuclear que ocorrerá em Washington (EUA).

Sala de controle da Usina Nuclear de Angra dos Reis

Segundo editorial publicado nesta quinta-feira (31), proteger os recursos nucleares e evitar o potencial uso deles no terrorismo são desafios comuns para o mundo.

A China fez grande passos nesta causa nos últimos seis décadas, como a inclusão da segurança nuclear no marco de segurança nacional e na Lei da Segurança Nacional, acrescentou.

Também ressaltou que, desde que a China lançou seu programa nuclear, há mais de 60 anos, não perdeu nenhum importante material do tipo.

"Esse é um bom resultado que a China entregou ao mundo em segurança nuclear", disse o artigo, acrescentando que isso reflete o cumprimento das responsabilidades do país com as pessoas e o planeta.

Como membro permanente da Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e um país-membro da Agência de Energia Atômica Internacional, a China vem trabalhando desde o princípio com outros governos para construir uma sistema de segurança nuclear internacional e promover o uso pacífico da energia nuclear por todos, disse.

O jornal sublinhou a necessidade de coordenação e cooperação internacionais neste campo.

Disse que o país continuará a ser um contribuinte ativo para o sistema da governança global neste setor e cooperará com outras nações para construir uma comunidade humana de destino comum que desfrute da segurança nuclear.

Fonte: Nova China