Morre Johan Cruyff, símbolo do futebol holandês

O craque holandês da Copa do Mundo de 1974, Johan Cruyff, morreu nesta quinta-feira (24), aos 68, em decorrência de um câncer de pulmão. Ele lutava contra a doença desde outubro do ano passado. Segundo um comunicado oficial da assessoria do jogador, “ele morreu pacificamente em Barcelona, cercado de sua família”.

Cruyff - Reprodução

O legado de Cruyff para o futebol é considerado revolucionário. Suas habilidades táticas, o estilo ofensivo, o espírito coletivo e vitorioso inspiraram gerações de jogadores e treinadores por todo o mundo. Ele atuou com excelência no clube Ajax e na seleção da Holanda de 1974, o time que ficou conhecido como “A Laranja Mecânica”, devido à uma estrutura tática totalmente inovadora à época.

Além do Ajax, Cruyff também jogou no Barcelona, onde mais tarde atuou como treinador e foi tetracampeão espanhol entre os anos de 1990 e 1994.

Fora dos Gramados

Em 2004, Cruyff foi eleito o sexto maior neerlandês da história, e ficou à frente de Vicnent van Gogh, Rembrandt e Anne Frank.

Também foi condecorado com a classe de cavaleiro da Ordem da Casa de Orange, em 1974 e membro honorário da Real Associação de Futebol dos Países Baixos e do Ajax.