Lula no governo vai ajudar a superar a crise, afirmam líderes
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou nesta quarta-feira (16) o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir a Casa Civil. Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), a chegada de Lula na equipe da presidenta Dilma representa o começo do fim da crise. “Penso que a partir desse gesto, o cenário da crise começa a encontrar boas perspectivas para a saída e acho que é o que interessa ao Brasil.”
Publicado 16/03/2016 15:02
Para Daniel Almeida, o momento é de “chamar todos os atores para contribuir na busca da superação da crise e retomada do crescimento, que preserve a democracia, os direitos sociais, os direitos dos trabalhadores e estado democrático de direito.”
“Nós saudamos a vinda de Lula para este papel protagonista no enfrentamento da crise política e econômica. Lula tem essa reconhecida capacidade de se articular no ambiente político, emprestar uma extraordinária credibilidade nas ações políticas que desenvolve, tem interlocução em amplos setores da sociedade e no Parlamento, além do ambiente empresarial. Ele traz confiança para a superação da crise”, enfatiza o parlamentar.
O líder comunista estende os cumprimentos à presidenta Dilma; “Nós saudamos a atitude da presidenta Dilma, que reconhece no presidente Lula um parceiro fundamental, histórico, estratégico desse projeto”, afirmou.
Para ajudar o país
O líder do PT, deputado Afonso Florence (BA), compartilha a opinião do colega comunista. Para Florence, Lula reforçará o governo no esforço para superar crise. "A nomeação de Lula para a Casa Civil decorre do compromisso com o país. O presidente Lula tem capacidade política e de gestão testada e aprovada e houve uma convocação nacional. Importantes setores da sociedade brasileira — juristas, intelectuais, políticos — se pronunciaram dizendo, não é de agora, que era o momento de ele assumir essa responsabilidade. O presidente Lula aceita o convite da presidentaDilma única e exclusivamente para ajudar o País a sair da crise".
O vice-líder do governo Sílvio Costa (PTdoB-PE) disse que Lula vai melhorar o diálogo com o Congresso: "Noventa por cento da crise do Brasil estão aqui no Congresso Nacional. E já senti agora: há dez minutos saiu o anúncio, e já ouvi de vários parlamentares que agora vai. A linguagem mudou em dez minutos."
A fala dos deputados da base aliada se contrapõe aos oposicionistas, que dizem que a presidenta estaria entregando o governo ao ex-presidente. Para os governistas, a chegada de Lula soma esforços ao governo Dilma de superar as crises política e econômica.