Cearenses criticam ação da Polícia Federal contra Lula
Após o anúncio de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo, nesta sexta-feira (04/03), da 24ª etapa da Operação Lava Jato, encabeçada pela Polícia Federal, os cearenses se indignaram e já se mobilizam para reagir contra a arbitrariedade, em apoio a Lula, para impedir o golpe em curso no país e, acima de tudo, para defender a democracia brasileira.
Publicado 04/03/2016 11:15 | Editado 04/03/2020 16:24
Pela manhã, um grupo do Movimento Mulheres com Dilma e da UBM, representantes das centrais sindicais CTB e CUT, membros do PCdoB e do PT, além de lideranças das frentes sindicalistas, juventude e profissionais liberais foram à Praça do Ferreira, coração popular de Fortaleza, reafirmar o compromisso com a democracia. “Viemos demonstrar indignação com as medidas arbitrárias e golpistas em curso e nossa disposição de permanecer na luta”, ratifica a médica Teresinha Braga Monte.
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) também criticou a medida coercitiva que levou Lula a depor. “Em nenhum momento o ex-presidente se negou a prestar depoimento. Tanto que já o fez, recentemente, esclarecendo e dando todas as informações, sem nenhum problema, sem nenhuma dificuldade. Para que mandado de condução coercitiva?”, questionou.
Para o parlamentar, a ação da PF contra Lula serviu “para gerar um espetáculo para a grande imprensa, com policiais na porta da casa do ex-presidente que mudou a história do Brasil, promoveu a inclusão social de 40 milhões de pessoas, se tornou um líder internacional pelos avanços sociais e pelo novo papel do Brasil no cenário mundial”. O comunista acrescenta que “não adianta operação, mandado, helicóptero filmando… O povo sabe a verdade. O avanço das forças reacionárias, a tentativa de forçar um ‘terceiro turno’ da campanha eleitoral, o inconformismo da direita com a vitória da Dilma, as tentativas de descredenciar o ex-presidente Lula como possível candidato em 2018 são o verdadeiro contexto político que nós estamos vivendo”, disse Lopes.
Mais
A Frente Brasil Popular no Ceará, movimento que reúne centrais sindicais, partidos políticos, movimentos estudantil e sindical, sociedade civil e representantes das mais diversas organizações populares, convoca militantes e amigos para uma plenária, nesta sexta-feira (04/03), às 14h, no Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, 888 – Fátima, Fortaleza – CE), onde serão debatidas ações contra o golpe.
Nas redes sociais, também já foram iniciadas ações com o objetivo de dar uma resposta imediata de apoio a Lula: mudar a foto do perfil nas redes sociais para fotos do Lula ou com Lula; trocar o sobrenome nas redes sociais para "Lula da Silva. Exemplo: Renan Lula da Silva; fazer postagens em defesa do presidente Lula usando as hastags #SomosTodosLula #MexeuComLulaMexeuComigo