ONU Mulheres lança pesquisa com brasileiros pela igualdade de gênero

Parceria com portal PapodeHomem e Grupo Boticário busca entender como homens podem participar do diálogo pelo empoderamento das mulheres. Com lançamento nesta terça-feira (1º), o levantamento quer identificar também como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade entre os gêneros. 

Dilma discursa nos Estados Unidos em encontro de líderes globais sobre igualdade de gênero. 2015 - Roberto Stuckert Filho/PR

Uma em cada três mulheres sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEOs mulheres. Dados como estes levaram a ONU Mulheres e o portal PapodeHomem, com viabilização do Grupo Boticário, a realizar pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero.

 
Realizada em dois módulos, a pesquisa começou com uma etapa qualitativa, que já passou por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de histórias inspiradoras – e também aprofundando o tema com especialistas e pessoas comuns. A segunda etapa, lançada agora, é quantitativa, de âmbito nacional.
 
O resultado da pesquisa quantitativa e as entrevistas farão parte de um documentário sobre o tema, que será divulgado mundialmente ainda este ano. O trabalho faz parte do movimento global ElesPorElas (HeForShe), lançada pela ONU Mulheres em 2014 por meio de um vídeo de grande popularidade com a atriz Emma Watson. Uma das propostas centrais é investigar como se formam, se sustentam e de que modo é possível enfrentar os estereótipos masculinos nocivos, que perpetuam a desigualdade de gênero.
 
Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, faz esse importante chamado: “Convidamos os homens brasileiros a participar dessa pesquisa inédita sobre masculinidade. Precisamos saber o que eles pensam sobre si mesmos, a relação que têm com as mulheres, a maneira como vivem o dia-a-dia e como enxergam a vida e a sociedade. Chegou a hora de os homens pensarem sobre o papel que eles têm na construção da igualdade de gênero, como propõe o movimento ElesPorElas, em que eles devem defender os direitos das mulheres para a fazer a mudança inclusiva que o mundo precisa”.
 
Guilherme Valadares, fundador e diretor de conteúdo do PapodeHomem, contextualiza que “assim como o machismo é prejudicial às mulheres e aos próprios homens, a igualdade de gênero é benéfica para todos. Envolver os homens nesse movimento, sempre respeitando o protagonismo das mulheres, se faz então necessário. Por isso é uma alegria imensa para nós articular e puxar esse projeto junto à ONU e tantos parceiros incríveis”. Já para Lia Azevedo, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Boticário, “a empresa se preocupa desde o início da sua história com a igualdade de gênero. Acreditamos que um mundo mais belo não é conquista deles ou delas, e sim de todos nós. É por isso que assinamos os WEPs, princípios de empoderamento feminino da ONU, e incentivamos a nossa rede colaborativa a assinar o ElesPorElas. E por isso nos interessa entender como o homem se percebe no mundo hoje e como trazê-lo para o debate sobre a igualdade. Viabilizar esta pesquisa promovida pela ONU e Papo de Homem ajudará a tornar isso possível”. A realização do estudo é liderada pela Questto | Nó Research, em conjunto com a Zooma e consultoria do sociólogo Gustavo Venturi. A direção do documentário está nas mãos da Monstro Filmes. O projeto como um todo conta com apoio especial da Heads Propaganda.
Veja aqui o trailler do documentário subsidiado pela pesquisa. Movimento ElesporElas