Aeroportos alcançam 93,1% de pontualidade durante Carnaval
O primeiro balanço parcial da Operação Carnaval 2016, coordenada pela Secretaria de Aviação da Presidência da República, aponta que o índice médio de pontualidade registrado, no período entre quatro e 10 de fevereiro, foi de 93,1%. Para o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, a pontualidade é um atestado de eficiência e eficácia da atividade aeroportuária.
Publicado 12/02/2016 11:19
Apenas 6,9% dos 9.473 voos programados no período do Carnaval decolaram com atraso superior a 30 minutos. O resultado, que considera os sete aeroportos com maior fluxo de passageiros durante a festa popular brasileira, está dentro da meta de desempenho estabelecida pelo governo federal, que é manter os atrasos abaixo de 15%.
“No setor aéreo, o trabalho integrado é uma política compartilhada por governo, iniciativa privada, gestores e operadores. Quando um número vai bem, é sinal que a atividade, como um todo, funcionou de acordo com as regras, responsabilidades e todo o planejamento feito para atendimento ao passageiro”, analisa Ramalho.
O terminal mais pontual foi o de Brasília (4,11% de atrasos), seguido por Recife (4,29%), Congonhas (5,26%), Santos Dumont (5,48%), Galeão (5,97%), Salvador (7,31%) e Guarulhos (11,34%). Juntos, os sete aeroportos representam 55% da movimentação anual de passageiros no País.
A Secretaria estima que entre quatro e 10 de fevereiro, 3 milhões de viajantes tenham passado pelos sete aeroportos da Operação. Até o dia 15, o número deve subir para cinco milhões. A projeção é calculada com base na oferta de assentos das companhias aéreas, e considerando uma ocupação média de 85%.
O último pico de movimentação de passageiros da Operação deve acontecer nesta sexta-feira (12), quando 435,2 mil pessoas devem passar pelos terminais. Os terminais de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) terão, juntos, a maior movimentação desta sexta-feira: 203,2 mil viajantes.