Cebrapaz lamenta a morte de Rina Bertaccini
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) emitiu nota de pesar pelo falecimento de Rina Bertaccini, presidente do Movimento pela Paz, a Soberania e a Solidariedade entre os Povos (Mopassol) e vice presidenmte do Conselho MUncial da Paz.
Publicado 10/02/2016 18:42
A nota do Ceprabraz, assinada por sua presidente Socorro Gomes, destaca o empenho rigoroso e aprofundado de Rina Bertaccini em "pesquisas fundamentais para a nossa luta comum contra o imperialismo, as bases militares estrangeiras e a guerra, para a nossa expressão determinada de solidariedade aos povos sob ameaça do colonialismo, do neocolonialismo e da exploração, defendendo a justiça de forma determinadade". Rina Bertaccini, além de destacada militante e dirigente do Partido Comunista Argentino, também era engenheira, socióloga e historiadora.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Rina empenhou-se de forma rigorosa e aprofundada em pesquisas fundamentais para a nossa luta comum contra o imperialismo, as bases militares estranjeiras e a guerra, para a nossa expressão determinada de solidariedade aos povos sob ameaça do colonialismo, do neocolonialismo e da exploração, defendendo a justiça de forma determinada.
Sentimo-nos honrados por ter partilhado com ela estas trincheiras e homenageamos a bela memória da companheira e amiga Rina Bertaccini, cuja falta será sentida profundamente pelos movimentos pela paz que compomos o Conselho Mundial da Paz. Sua luta, entretando, nos fortalece e seu exemplo nos inspira. Em solidariedade aos amigos do Mopassol, aos familiares de Rina e aos argentinos,
Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz