Agronegócio: Secitece conhece Programa de Desenvolvimento Sustentável
Uma equipe de pesquisadores, coordenados pelo professor José Osvaldo Bezerra Carioca, desenvolveu o “Programa de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Ceará”. O objetivo é instalar sete Centros de Inovação em vários municípios cearenses que serão coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com a interveniência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Publicado 26/01/2016 10:56 | Editado 04/03/2020 16:25
O professor Carioca apresentou o projeto ao secretário Inácio Arruda (Secitece). Ele explicou que os Centros de Inovação vão atuar na transferência de tecnologia para os investimentos em aquicultura, química verde, biotecnologia, fruticultura, reuso de águas, biotecnologia animal, agricultura irrigada e equipamento para a economia verde, através da capacitação e treinamento em três níveis: baixo (agricultor); intermediário (escolas profissionalizantes); e alto (professores e pesquisadores).
Os Centros de Inovação serão localizados nos municípios de Jaguaribara, Pacajus, Maranguape, Aquiraz, Sobral e Maracanaú, além do Centro de Fortaleza, que ficará localizado no IFCE. O secretário Inácio Arruda prometeu levar o projeto para apreciação do governador Camilo Santana e marcar uma reunião, em Fortaleza, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e com o ministro Ademar Seabrea, do Itamarati.