HGWA: Trabalhadores cobram pagamentos atrasados
Os trabalhadores do Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA) paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (06/01), em frente à unidade de saúde. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) já solicitou mediação com o sindicato patronal para tratar sobre as irregularidades no pagamento dos trabalhadores do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
Publicado 06/01/2016 11:58 | Editado 04/03/2020 16:25
Além das horas extras, os profissionais cobram vale alimentação e gratificação por assiduidade. Os valores referentes a estes direitos são pagos separadamente há cerca de um ano e os trabalhadores não receberam ainda o referente ao mês de novembro passado. No dia 29 de dezembro passado, outra paralisação foi realizada pelos trabalhadores.
Os trabalhadores do Hospital Waldemar de Alcântara são celetistas vinculados à organização social ISGH, que foi procurado pelo Sindsaúde. A informação repassada pelos gestores tanto do ISGH como do próprio hospital é de que os recursos para os pagamentos não foram repassados pelo Governo do Estado.
O Sindsaúde já solicitou mediação com o sindicato patronal para discutir sobre as irregularidades nos pagamentos dos trabalhadores. De acordo com o setor jurídico do sindicato, o pagamento de verbas de natureza salarial ou não em duas parcelas contraria as disposições contidas na CLT. Em muitos casos, o valor dos benefícios chega a 50% da remuneração total, o que gera um prejuízo para os trabalhadores.