Kátia Abreu sobre taça na cara de Serra: "Reagi à altura"

Demonstrando o sexismo enfrentado cotidianamente pelas mulheres na política, o que é reflexo da sociedade, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, jogou uma taça de vinho no rosto do senador José Serra (PSDB-SP) durante um jantar de fim de ano realizado na casa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), nesta quarta-feira (9).

Kátia Abreu e José Serra

No encontro, que também contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), a ministra conversava com alguns dos senadores, quando Serra se aproximou.

Segundo relato da própria Kátia, o senador tucano "simplesmente chegou numa roda em que não tinha sido chamado, sem mais nem menos" e afirmou a ela: "dizem por aí que você é muito namoradeira".

Ainda segundo relatos, diante do sexismo de Serra, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) tentou alertar o tucano: "Serra, a ministra se casou neste ano".

Kátia Abreu não pensou duas vezes e fechou o bico do tucano: "Você é um homem deselegante, descortês, arrogante, prepotente. É por isso que você nunca chegará à Presidência da República".

E emendou: " Me respeite que sou uma mulher casada e mesmo quando solteira, ao contrário de você, nunca traí". Em seguida, jogou o vinho na cara do senador tucano e pediu que ele se retirasse do local.

Pelo Twitter, Kátia disse: "Reagi à altura de uma mulher que preza sua honra. Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão 'namoradeira’”.

Ela classificou o ato de Serra de "infeliz, desrespeitoso, arrogante e machista". "A reclamação de vários colegas senadores sobre suas piadas ofensivas são recorrentes", concluiu a ministra.