PCdoB PE realiza sua 19ª Conferência Estadual neste fim de semana

O Partido Comunista do Brasil em Pernambuco realiza nestes sábado (28) e domingo (29), das 8h às 18h, sua 19ª Conferência Estadual. Os encontros acontecem na sede do Sindicato dos Bancários, no bairro da Boa Vista, no Recife. A conferência reunirá delegados e delegadas eleitos/as nas conferências municipais e delegados e delegadas natos/as, membros da direção cessante, com direito a voz e voto, além de convidados/as, com direito a voz.  

PCdoB PE realiza sua 19ª Conferência Estadual neste fim de semana - Audicéa Rodrigues

Na pauta, a apresentação do balanço de atividades da direção cessante no biênio 2013-2015; o debate da proposta de Resolução formulada pela direção que se despede, bem como a eleição do novo Comitê Estadual para o biênio 2016-2018, que tomará posse ao final da 19ª Conferência. A eleição do novo colegiado se dará por voto secreto, único e intransferível, em votações nome a nome. Ao final da Conferência, o Comitê eleito se reunirá para fazer os encaminhamentos necessários das tarefas partidárias.

Balanço político

No balanço, a direção estadual cessante avalia o cenário político do Brasil a partir das manifestações de junho de 2013, que considera o ponto inicial da instabilidade em que vive o país até o momento. Os dirigentes registram também a participação dos comunistas no processo eleitoral de 2014 marcado pelas vitórias da presidenta Dilma Rousseff e do governador Paulo Câmara e a morte do ex-governador Eduardo Campos.

"Apesar do nosso projeto justo de apoio incondicional à presidenta Dilma e ao governador Paulo Câmara, o processo eleitoral foi complexo e exigiu mais atenção e tempo para conquista do nosso voto", afirmam os dirigentes em seu relatório.

Eles destacaram ainda que, "mesmo com esse ambiente complexo, nutrimos a certeza de que nossa postura tática foi a mais acertada diante dos desafios postos, visto que a necessidade de dar continuidade aos projetos que desenvolveram o Brasil e o estado de Pernambuco nos últimos anos fez e faz parte da nossa tática e da nossa estratégia – para o Brasil e para a intervenção do partido na cena política local e nacional".

Construindo o futuro

Ainda no balanço político, a Comissão Estadual cessante analisa o desempenho do partido no estado no que se refere à construção da campanha da presidenta Dilma, especialmente no segundo turno, bem como a campanha exitosa da deputada federal Luciana Santos à reeleição; a garantia do mandato do deputado Cadoca, "contribuindo, sobremaneira, com os objetivos do Comitê Central ao eleger dois deputados federais no estado"; e a candidatura a deputado estadual do camarada Marcelino Granja, "que apesar de todos os esforços não foi vitoriosa, mas preparamos, qualitativamente, mais um quadro para as batalhas eleitorais".

"Pós-eleições fomos, por nossa capacidade política, novamente convidadas a participar do governo da presidenta Dilma e a comandar a Secretaria de Cultura e a Fundarpe no Governo Paulo Câmara com o objetivo de fortalecê-los", destacam.

Segundo ainda o documento, "mesmo convivendo com o ambiente de dispersão das forças populares, o PCdoB no estado e nacionalmente, apesar da baixa expressão eleitoral em números absolutos, tem participado ativamente do jogo político em ambas as instâncias".

A direção cessante avalia ainda que "no período mais recente, marcado pelas incessantes tentativas de golpe por parte da direita, é de se destacar a postura altiva do nosso partido, que tem se mantido na defesa incondicional do mandato constitucional da presidenta Dilma, principalmente por meio da atuação nos movimentos sociais, ocupando as ruas, como na passeata do dia 20 de agosto, e integrando a Frente Brasil Popular na qualidade de protagonista de suas principais ações em Pernambuco".

O Comitê estadual que se despede registra também em seu balanço as principais atividades realizadas na área organizativa do partido, com destaque para os setores de Comunicação, Formação, Organização, Mulheres, Juventude e Movimento Sociais.

Audicéa Rodrigues
Do Recife